terça-feira, 7 de agosto de 2012

 Proteja sua saúde!
Com alguns cuidados simples você evita o aparecimento de gripes e outras doenças típicas da estação

Basta os ponteiros dos termômetros abaixarem para começar a temporada de tosses, espirros, alergias, resfriados e gripes. Mas não precisa ser assim! Você consegue passar o inverno com saúde mantendo uma alimentação balanceada, praticando esportes e tendo alguns cuidados simples com a higiene. Descubra o que fazer para proteger a sua saúde.
- Lave sempre as mãos e evite levá-las ao nariz e à boca quando estiver em lugares com grandes aglomerações. Essa é a principal forma de contágio de gripes e resfriados.

- Capriche na limpeza da sua casa, evitando o acúmulo de poeira e ácaros, que desencadeiam diversos problemas alérgicos.

- Pratique exercícios para fortalecer seu sistema imunológico.
- Mantenha seu corpo bem hidratado, bebendo bastante água, sucos naturais e água de coco.

- Melhore as defesas do corpo com uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumes. Veja a importância de certos nutrientes para fortalecer seu organismo e onde você pode encontrá-los:

Vitamina A: tem ação antiinflamatória. É encontrada no pêssego, caqui, cenoura, mamão, laranja, brócolis, gema, leite, queijo, ricota, iogurte e fígado.

Vitamina C: tem ação antioxidante, fortalece a imunidade, contribui para o melhor desempenho físico, melhora a absorção do ferro e promove a cicatrização. Esta vitamina pode ser encontrada na acerola, caju, goiaba, manga, laranja, limão, tomate, kiwi, couve, espinafre, escarola, gengibre e salsa.

Selênio: mineral com funções antioxidante, imunoestimulante, eanti-inflamatório. Está presente sobretudo na castanha-do-pará, aveia, frutos do mar e carnes de aves e de boi.

Zinco: este mineral também antioxidante, auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, protegendo o organismo de resfriados, gripes e outras doenças comuns do inverno. Presente em alguns alimentos, como carne bovina, crustáceos, ostras, castanhas.

Ácido fólico: esta vitamina é essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos), produzidos na medula óssea. Eles circulam no sangue e no sistema linfático e são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos e substâncias estranhas. Alimentos ricos em ácido fólico são fígado e miúdos em geral, feijões, cereais integrais e vegetais folhosos verde-escuros, como brócolis, couve e espinafre.

Fonte:http://www.sadia.com.br/vida-saudavel/25_saude+nota+10/160_temporada+de+frio+proteja+sua+saude/166_temporada+de+frio+proteja+sua+saude





Nenhum comentário:

Postar um comentário