terça-feira, 10 de junho de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
POESIA
Uma estratégia de ensino a favor do
desenvolvimento de habilidades e competências.
O trabalho de alfabetização e letramento, no Ciclo de
Alfabetização, deverá ser realizado com o objetivo de
desenvolver os cinco eixos temáticos:
1- Compreensão e Valorização da Cultura Escrita;
2- Apropriação do Sistema de Escrita;
3- Leitura;
4- Produção Escrita;
5- Desenvolvimento da Oralidade.

Objetivos

• Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a
característica e função social do gênero;
• Ativar os conhecimentos prévios dos alunos, possibilitando a manifestação de idéias e
experiências, através da oralidade;
• Estimular a leitura autônoma e prazerosa, partindo de um gênero textual capaz de despertar
a sensibilidade e as emoções;
• Desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e reescrita de textos, dentro
de um contexto significativo.

Justificativa

Atualmente, a prática da leitura de poesia está um pouco esquecida nas escolas e, cabe a nós,
educadores, descobrir formas de familiarizar e aproximar as crianças e jovens deste gênero textual.
Esta proposta, além de promover o desenvolvimento de várias habilidades, irá deflagrar na criança
o encantamento, a inspiração, a capacidade de maravilhar-se num jogo de sons e ritmos, investindo
na formação de leitores críticos e construtores de significados.
Por todos estes motivos e tantos outros é que a poesia deve ser trabalhada em sala de aula, cabendo
ao professor abrir os portais deste mundo encantador, deixando seus alunos entusiasmados,
fascinados, deslumbrados, apaixonados, sedentos e ávidos por novas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário