sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Água para Todos: mais de R$ 1 bi será investido

O Ministério da Integração Nacional vai investir neste ano R$ 1,1 bilhão em 12 estados por meio do Água para Todos. O programa já foi implantado na Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Amazonas e Rio Grande do Sul. Serão instaladas cisternas de placa e de polietileno, sistemas simplificados de abastecimento e pequenas barragens. As tecnologias serão implantadas em parceria com os governos dos estados e órgãos federais. A meta é beneficiar 750 mil famílias até 2014.

“O objetivo do Água para Todos é unir tecnologias que se complementam para matar a sede da população, além de atender também o consumo animal. O foco principal é o semiárido do país, mas todas as regiões do Brasil farão parte do programa”, afirmou João Francisco Maria, coordenador do Água para Todos no Ministério da Integração Nacional, nesta quinta-feira, durante evento em Brasília com a participação de representantes de 12 estados envolvidos.

Os números de beneficiados por estado, e a verba destinada ainda será definida após o trabalho de territorialização, que consiste na indicação exata dos locais - nos municípios - onde as tecnologias serão instaladas.

Em Pernambuco, nesta primeira etapa de execução do Água para Todos, 122 municípios serão beneficiados, 56 do sertão e 66 localizados no agreste do estado. Até 2013, mais de 900 assentamentos, comunidade quilombolas e indígenas terão água de qualidade para o consumo. Além disso, a população pernambucana já tem à disposição cinco mil cisternas de polietileno para abastecer suas casas. (Magno Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário