–
TEMA DA ESCOLA: CONHECER A CIDADE COMO PRINCIPIO EDUCATIVO PARA PODER CUIDAR MELHOR DOS TERRITÓRIOS LOCAIS
ÁREA: Código e Linguagem
Descritores Curriculares / SAEPE:
Língua Portuguesa:
ANO: 8º ano 7ª série
TEMPO: 12 aulas (50 minutos )
D6- Localizar informação explicita em um texto
D7 – Inferir informação em um texto
D9- Identificar o tema central do texto
D12 - Identificar a finalidade do gênero Memória
D26- Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e / ou o interlocutor.
CONTEUDO DA OTM:
Eixo: Leitura de gêneros textuais: MEMORIAS
Eixo: Produção de texto oral: MEMÓRIAS
Eixo: Análise Linguística: Ortografia, a função do sujeito e predicado, e função da transitividade verbal.
2. OBJETIVO
Desenvolver o senso crítico a partir das experiências produzidas individuais e coletivas do alunado.
Reconhecer o domínio da linguagem na participação social, política e cidadã.
Identificar os aspectos pertinentes ao gênero ou do tipo a que pertence o texto memória.
Fomentar as funções comunicativas relativas ao sujeito e seu predicado e aos demais aspectos relativos à análise lingüística.
Identificar a finalidade ou o objetivo pretendido para o texto.
RECURSOS
• Data show
• Notebook
• Internet
• Pincel
• Copias de textos
• Livros
• Cola
• Pincel
• Papel madeira
• Folha oficio
• Pendriver
METODOLOGIA ( DESENVOLVIMENTO)
1º MOMENTO 2 aulas
Iniciando
o 4º bimestre letivo, será feito uma rápida de dinâmica para desejar
boas vindas aos ao retorno do alunado e professorado, com a dinâmica
(caixinha de surpresa ).
Em seguida, fazer uma retomada das
discussões tidas no 3º bimestre, considerando o conhecimento prévio do
alunado. No que concerne o gênero memórias.
Quem já ouviu falar na palavra memória?
Cite uma lembrança que você tem da sua experiência de vida?
Que outras memórias que você lembra com saudades do seu lugar?
Em
seguida colocar a música “ Naquela casa pequena” de Roberto Carlos. Os
alunos irão ouvir a música e em seguida completarão os espaços em
branco, pois foram retirados do texto todos os verbos no passado. Após
esta atividade, serão feitas as abordagens pertinentes ao gênero
memória, a partir do texto “ Naquela casa pequena”, bem como a função
destes verbos na ação das narrativas vivenciadas pela personagem em suas
lembranças.
2º MOMENTO ( 2 aulas)
Retomando as
abordagens da aula anterior, ainda com a análise do texto “ Naquela casa
pequena” os aspectos interpretativos e lingüísticos, em após os alunos
responderem a atividade com o tempo previamente definido pela turma, em
seguida serão discutidos em conjunto aluno/professor.
3º MOMENTO: 2 aulas
A
partir do mesmo texto e do texto “ Anarquista Graças a Deus” após
leitura e discussão, iremos trabalhar a função do sujeito de predicado,
bem como a transitividade verbal. Após colocar uma atividade escrita de
análise.
4º MOMENTO: 2 aulas
Os alunos irão fazer um
levantamento junto a comunidade, de memórias vivenciadas pelas pessoas
mais velhas , gravando ou escrevendo o relato do entrevistado.
Os
alunos irão socializar com a turma a atividade feita em sala. Após
socializar a atividade, os alunos irão transformar o relato e
transformar a pessoa do discurso da 1ª para terceira pessoa, em seguida
fazer a socialização, para que os alunos (com intervenção da professora)
observarem a importância da pessoa do discurso no texto, considerando
os verbos e seu tempo.
5º MOMENTO 2 aulas
Para fechar as
discussões, os alunos irão trazer da comunidade, material que
representem situações de memórias, como: (tecnologias ditas como
ultrapassadas, fotos dos pais e avôs etc, escritos antigos feitos por
pessoa da comunidade, entre outras)
6º MOMENTO 2 aulas
Neste
momento os alunos irão produzir suas próprias memórias, cada etapa será
orientada por etapa, para a escrita e reescrita, observando os aspectos
textuais e linguísticos. Em seguida socializar, com a turma e publicar
no blog da escola.
AVALIAÇÃO
Como avaliar é um processo
contínuo e sistemático, os trabalhos serão analisados por etapas, bem
como os conhecimentos construídos a partir deles, levando em conta o
envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui
pretendidos. Será analisado a partir da proposta estabelecida no
projeto, para tanto, os alunos serão interlocutores na construção do
conhecimento.
Para esta sequência didática sugere os seguintes procedimentos avaliativos:
4
pontos: para uma atividade reflexiva que envolva o conteúdo
estabelecido para esta sequência didática ( tanto, textual quanto
lingüística ), incluindo as leituras e a apresentação do seminário.
3. REFERENCIAS
ANTUNES, Irandé. LÍNGUA, TEXTO E ENSINO: outra escola possível. São Paulo: parábola editorial, 2009.
DIVERSIDADE
TEXTUAL: os gêneros na sala de aula. Organizado por D618 Carmi Ferraz
Santos, Márcia Mendonça, Mariane C.B. Cavalcanti. 1ª Ed. Belo Horizonte:
Autentica 2007
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: 12ª, Cortez, 1986.
GATTAI, Zelia. Anarquista Graças a Deus.
TP´s – Gestar II. 2008
FONTE PORTAL DO SABER
Sugestão da Professora: Nazarete Andrade Mariano
Nenhum comentário:
Postar um comentário