quinta-feira, 14 de novembro de 2013

QUEDA DE CABELO PODE SER SINAL DE ANEMIA





Oi galera!
Quando nossos cabelos ficam fracos e começam a cair, a primeira coisa que pensamos, é que a culpa disso possa ser de algum produto, ou química, que tenhamos utilizado.
Porém, apesar dos estragos que as químicas e mesmo as chapinhas podem fazer nos nossos fios, as causas da queda podem ser internas.
Publicidade
.. (e se juntar com químicas e chapinha, pior ainda...)Existem muitas causas internas para a queda e enfraquecimento dos cabelos. E na grande maioria das vezes, essas causas são provenientes de uma alimentação deficiente de nutrientes.
Entre os minerais encontrados no sangue, o ferro é o que existe em maior quantidade, e desempenha um papel fundamental na produção de hemoglobina (proteína que transporta o oxigênio no interior das células vermelhas do sangue) e mioglobina (uma forma de hemoglobina encontrada nos músculos).
Precisamos de ferro para a produção de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio pelo corpo.
A carência de ferro conduz à anemia, o que significa menos de células vermelhas do sangue.

O ferro tem um papel importante em várias funções corporais, incluindo o crescimento e manutenção dos cabelos. Sem ferro suficiente, nosso cabelo cai... sabe por que?
A anemia faz com que você tenha uma contagem de sangue baixa e um sistema circulatório menos eficaz. Como resultado, os folículos pilosos não recebem a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes, fazendo com que os fios fiquem finos, e caiam ao longo do tempo.


Existem três tipos de anemia que podem levar à perda de cabelo:
> anemia ferropriva,
> deficiência de ferro crônica,
> anemia perniciosa.
Anemia ferropriva é o tipo mais comum de anemia e, normalmente, leva à perda de cabelo. Ela pode ocorrer apenas durante a menstruação, quando algumas mulheres tendem a se tornar temporariamente anêmicas, e consequentemente seus cabelos caem mais.
Os sintomas incluem: fraqueza, fadiga, falta de ar, dor no peito, tontura/vertigem, dores de cabeça e batimento cardíaco irregular.
Anemia por deficiência de ferro pode ser causada por uma vários fatores, como má alimentação, distúrbios digestivos, menstruação, gravidez ou genética. Aumentando a ingestão de ferro, pode-se reverter este tipo de anemia.
A deficiência de ferro crônica possui sintomas específicos, como: perda de cabelo rápida, súbita perda de peso, pele pálida, unhas em forma de colher, depressão, clareamento do cabelo e cabelos excessivamente secos.
Anemia perniciosa é um tipo de anemia devido a uma deficiência de vitamina B12. Embora mais raros do que outras formas de anemia, esta geralmente afeta pessoas com mais de 40 anos de idade. Além de alguns dos sintomas presentes em outras formas de anemia, a anemia perniciosa tem sintomas originais, tais como: perda de cabelo rápida, ferida na língua, hemorragias nasais, e perda de apetite.
Importante:
 > A deficiência de vitamina C pode também levar a uma deficiência crônica de ferro, o que pode causar a perda de cabelo. Aumente a sua ingestão de vitamina C, com suco de laranja e outras frutas cítricas, arroz integral, pão, brócolis, feijão e legumes.
> O consumo abusivo de cafeína pode reduzir a disponibilidade de ferro fornecido ao corpo através dos alimentos.
> O uso excessivo de álcool reduz também a disponibilidade de ferro no corpo.
>  Se você faz uso de laxantes ou algum outro medicamento para impulsionar a perda de peso, pode estar prejudicando a capacidade do seu corpo para reter os nutrientes que necessita, podendo resultar em queda de cabelo.
> Evite dietas da moda. Mudanças radicais em seus hábitos alimentares podem levar à queda de cabelo.


fadiga pode ser sinal de anemiaSintomas da anemia podem incluir:
> dores no peito,
> tontura,
> palidez,
> falta de apetite,
> fadiga,
> dores de cabeça,
> palpitações/taquicardia
> cãibras nas pernas,
> insônia,
> problemas de concentração,
> falta de ar,
> constipação,
> formigamento nas extremidades,
> queda de cabelo
Mudanças súbitas nos cabelos e/ou unhas, podem ser sinais de anemia:
> unhas/cabelos secos
> unhas/cabelos quebradiços
> unhas/cabelos sem brilho
Lembre-se sempre que o fator mais importante para se ter cabelos e pele saudáveis, é a alimentação.
O cabelo é formado a partir de proteínas, e é particularmente importante a ingestão diária das mesmas.
Também certifique-se de que sua dieta é rica em vitaminas - especialmente as do complexo B, ácidos graxos essenciais, enxofre e zinco.
Cuide-se bem!


Post original do Blog Clube do cabelo e cia > Veja este e outros post's acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário