terça-feira, 3 de julho de 2012

Brasil


Brasil terá mais 5 mil vereadores neste eleição


Na Câmara do Recife, o Legislativo terá o acréscimo de duas vagas
Nas eleições de outubro, as câmaras municipais de todo país deverão ganhar um novo contingente de 5.070 vereadores que vão ocupar as vagas criadas a partir da aprovação da Emenda constitucional 58, em 2008. A informação foi divulgação na edição desta terça (3) do jornal O Globo. Passado este pleito, o Brasil terá um total de 56.818 vereadores, em relação aos 51.748 eleitos em 2008. O aumento será de quase 10%. Em Pernambuco, numa conta rápida, os Legislativos do Recife, Olinda, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e tantas outras cidades aprovaram o acréscimo de vagas.
No levantamento anterior, feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado em maio, registrou-se a criação de 3.672 vagas. O prazo para aumentar as vagas acabou em 30 de junho. Ou seja, em pouco mais de um mês, foi contabilizada a criação de mais 1.398 vagas. Para calcular o número de vereadores nas eleições deste ano, foram usados os dados sobre a população divulgados pelo IBGE em julho de 2011: onde cresceu a população aumentou o número de vereadores.
A emenda impôs restrições financeiras às câmaras para evitar acréscimo de despesas diretamente com os novos vereadores. Porém, é certo que as vagas criadas ampliarão o custo do legislativo local, o que pesará nas contas das prefeituras. Além do aumento do número de vereadores, as câmaras municipais devem aprovar, até o final de setembro, reajustes dos subsídios dos vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário