quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SUGESTÕES DE ATIVIDADES



AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
5º ANO
Aluno (a): _____________________________
Escola: _______________________________
Data: ___/___/___
1º-  Leia com atenção o texto a seguir e responda:
A escola do Marcelo
            A minha escola, quer dizer, a escola não é minha, mas é a escola onde eu estudo, fica perto da minha casa. Eu, o Cata, o Beto e a Aninha vamos juntos para a escola. A  Aninha ainda está no pré. Eu e o Cata estamos no 4º ano. Nossa professora chama-se Márcia. Na escola a gente vai aprender. Mas, principalmente, a gente vai para aprender a pensar.                                                                          (Ruth Rocha, do livro A escola do Marcelo)
a)    Qual o titulo do texto?_______________________________________
b)    Quem é o autor do texto?_______________________________________
c)    Quais são os personagens do texto? ____________________________________________
d)    Qual tema do texto? ____________________________________________
____________________________________________
e)    A escola do Marcelo fica longe da casa dele? E a sua fica perto ou longe de sua casa? ____________________________________________
2º- Leia o conto e responda:
Continhohttp://1.bp.blogspot.com/_LUek8eZOJvQ/Sc60OULjbEI/AAAAAAAAAEI/KCiwdtZJHbk/s320/menino%2520e%2520coelho.jpg

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada? — Ela não vai não: nós é que vamos nela.— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
A-) Podemos dizer que o texto possui gênero:
(    ) poético
(    ) instrucional
(   ) humorístico
(   ) dicionário

B) Há traço de humor no trecho:

(    ) “Era uma vez um menino triste, magro”.

 (    ) “ele estava sentado na poeira do caminho”.

(    ) “quando passou um vigário”.

(    ) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.

C) O que quer dizer a expressão ”Na soalheira danada de meio-dia,...”____________________________________________________________­­­­­­­­_______________________

D) Reescreva a frase passando as palavras em destaque para o aumentativo: “Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

3º- Leia o texto abaixo.                             
O príncipe sapo
Uma feiticeira muito má transformou um belo príncipe num sapo, só o beijo de uma princesa desmancharia o feitiço.
Um dia, uma linda princesa chegou perto da lagoa em que o príncipe morava. Cheio de esperança de ficar livre do feitiço, ele lhe pediu um beijo. Como ela era muito boa, venceu o nojo e, sem saber de nada, atendeu ao pedido do sapo: deu-lhe um beijo. Imediatamente o sapo voltou a ser príncipe, casou-se com a princesa e foram felizes para  sempre.

MARQUE COM X A RESPOSTA CERTA:

O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?
A) O beijo da princesa.
B) O feitiço da feiticeira.
C) O nojo da princesa.
D) O pedido do sapo.

4º- Retire todos os verbos que aparecem no texto:
____________________________________________________________________________________________________________________________________
5º- Reescreva os adjetivos que você conseguir identificar no texto:_______________________________________
6º- Separe as palavras corretamente:
Passarinhos:____________________      
Terreiro:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________
Feiticeira: ­­­­­­­­­­______________________      Imediatamente:_________________
Desmancharia:__________________       Feitiço:________________________
7º-  Observe as palavras abaixo e reescreva somente as que estiverem escritas corretamente:

a-        Amisade ___________________
b-      Carroça ___________________
c-      Aneu _____________________
d-     Camisa ___________________
e-      Cachorro _________________
f-       Caxorro __________________
g-      Anel  ____________________
h-      Amizade _________________
i-        Problema __________________
j-        Busina ____________________
k-      Buzina __________________
l-        Enpate ___________________

8º- Reescreva as palavras no plural:  
a-      Amigo:______________
b-      Terreno:____________
c-      Escola:_____________
d-     Bolsa:______________
9º - Leia o trecho abaixo e marque com x a alternativa certa:

“Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço.
– Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.”
Agora responda:
Quem traz problemas para casa? “– Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.”

a) o narrador.
b) a mãe.
c) Chico.
d) o gatinho.

 Leia novamente o trecho:

O trecho destacado no período acima significa:
a) mais uma boca para comer em casa.
b) mais sofrimento com o abandono de animais.
c) mais preocupação para a mãe de Chico.
d) mais um animal perigoso para cuidar em casa.

9º- VEJA A CENA ABAIXO E PRODUZA UM PEQUENO TEXTO:

http://2.bp.blogspot.com/_6Mp8VH_3QLM/SRnciOEuVQI/AAAAAAAAAvE/lWQLFI8kx0M/s200/crian%C3%A7as+brincando.jpg

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário