segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dieta das Frutas


Como funciona a Dieta das Frutas?

Dieta das Frutas A dieta das frutas é uma alternativa para quem deseja perder peso rápido, já que a dieta promete eliminar 4 kg em uma semana.
As frutas possuem poucas calorias, são fontes de fibras, vitaminas, minerais e água. Além de possuírem o sabor bastante agradável e uma grande variedade.
Essa dieta só deve ser seguida por pessoas saudáveis, que não tenham nenhum tipo de problema de saúde.
É aconselhável que essa dieta seja seguida por no máximo 10 dias.
Café da manhã: 2 porções de frutas.
Almoço: 2 porções de frutas e uma porção de proteína (filé de peixe, filé de frango, bife grelhado, ovo cozido ou atum.)
Lanche da tarde: 2 porções de frutas.
Jantar: 2 porções de frutas e uma porção de lácteo (3 fatias de mussarela light, 2 iogurtes desnatados, 2 copos de leite desnatado ou 50 gramas de queijo branco ou ricota light).

Vantagens da Dieta das Frutas

É uma alternativa para quem deseja perder peso rapidamente, ou seja, pode ser feita em um momento de emergência onde é preciso emagrecer de forma imediata. Outro ponto positivo é o incentivo ao consumo de frutas, que são fontes de vitaminas, minerais e fibras importantes para o organismo.

Desvantagens da Dieta das Frutas

É uma dieta muito restritiva, com poucas calorias, ou seja, durante o seguimento é possível sentir tonturas, fraquezas, cansaço e indisposição, já que o fornecimento de energia é insuficiente para o bom funcionamento do organismo. Caso ocorram os sintomas mencionados acima, é importante suspender a dieta e retornar a alimentação normal.
Com essa dieta, a pessoa perde peso rapidamente, porém além da gordura, também perde massa muscular, o que pode deixar o metabolismo mais lento, e com o passar do tempo, pode dificultar a perda de peso e ainda favorecer a recuperação do peso perdido.
Nessa dieta ocorre a exclusão de grupos alimentares, como é o caso dos carboidratos, hortaliças, leguminosas e gorduras. Os carboidratos são responsáveis em fornecer energia e sua falta pode ocasionar fraqueza e tontura. Já as leguminosas são fontes de aminoácidos e proteínas essenciais ao nosso organismo. As gorduras também devem fazer parte da nossa alimentação diária, já que são responsáveis pela produção de determinados hormônios e pelo transporte de vitaminas lipossolúveis.
A dieta também é monótona, logo a pessoa não consegue seguir por muito tempo. Além disso, não estimula a reeducação alimentar, dessa forma, quando a pessoa para de seguir a dieta, recupera todo o peso perdido, pois continua se alimentando de forma incorreta, já que não aprendeu a adotar hábitos alimentares saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário