segunda-feira, 17 de março de 2014

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
O trabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: 




APRESENTAÇÃO
A proposta a seguir trata-se de uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar com as crianças que apresentaram baixo desempenho nas avaliações diagnósticas e, portanto, necessitam de intervenção pedagógica mais direcionada.
Neste trabalho, priorizamos o Eixo “Apropriação do Sistema de Escrita” porque nele estão as capacidades que os alunos desse nível de desempenho, precisam consolidar para avançar no processo de alfabetização, sem perder de vista o letramento.
Vale ressaltar, desta forma, a necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola, pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento amplo dos textos que circulam na sociedade, de seu funcionamento nas práticas sociais. Assim, com certeza, as crianças terão facilidade de compreendê-los e produzi-los quando precisarem.
Lembramos que este material é apenas uma sugestão que visa auxiliar no trabalho de intervenção. Ele não é engessado e não tem fim em si mesmo, portanto, está passível de mudanças e sugestões de melhoria. Contamos com a criatividade do professor para aplicá-lo e enriquecê-lo.


É preciso definir:

1. Público-alvo: alunos do 3º ano de escolaridade que apresentaram dificuldades na avaliação diagnóstica aplicada em março/2012, ou seja, alunos que ainda não consolidaram o processo de alfabetização.

OBS: nossa prioridade neste momento são os alunos do 3º ano. Caso seja viável para a escola, sugerimos incluir nesta intervenção também os alunos que estão no 4º ano e que apresentaram baixo desempenho no PROALFA/2011.
Este material também é passível de ser trabalhado com alunos de outros anos de escolaridade ainda não alfabetizados ou ainda com turmas de 1º e 2º anos. Vale ressaltar apenas a necessidade de adaptações de acordo com a idade dos alunos. Ex: para alunos maiores, selecionar um texto mais compatível com a idade.

2. Metodologia:

Trabalho em pequenos grupos, fora da sala de aula.

Cabe à escola definir qual a melhor estratégia de atendimento, prevendo:

- Dias e horários de atendimento;

- Local da intervenção;

- Responsáveis por sua aplicação.

OBS: Sugerimos grupos entre 4 e 10 alunos, no máximo. Se tiver mais de dez alunos formar dois grupos de intervenção.
Orientamos que converse com a dupla de Analistas da SRE responsável pelo atendimento à sua escola para maiores detalhes.  

3. Período de duração: até que os alunos avancem no processo de alfabetização.

4. Funções:

- DIRETOR: cabe a você gerenciar o trabalho de intervenção, propiciando as condições necessárias para que ele aconteça;

- ESPECIALISTA: sua função é a de acompanhar e auxiliar o trabalho do professor da intervenção. Ajude-o no preparo de materiais; acompanhe e monitore o desenvolvimento dos alunos; promova o intercâmbio entre o professor da intervenção e o(s) da(s) turma(s) regular(es) onde esses alunos se encontram;

- PROFESSOR: seu papel é fundamental neste trabalho. Pedimos que leia a proposta com bastante atenção e prepare os materiais com antecedência. Contamos também com suas sugestões e opiniões.

DESEJAMOS SUCESSO NO TRABALHO!
Equipe Central do PIP 

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