quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A forma de conservação de água de coco verde





O processo é conhecido como ultrafiltração. Conservação de água de coco verde por ultrafiltração foi desenvolvido pela Embrapa e serve para envasamento porque mantém as propriedades nutricionais do fruto, não altera seu sabor e oferece maior tempo de prateleira ao produto. Isto é conseguido graças ao processo de ultrafiltração, que consiste na filtragem da água de coco por uma membrana microporosa em temperatura ambiente. Nela, ficam retidos os microorganismos responsáveis pela deterioração da água de coco e as enzimas que provocam alterações sensoriais como a cor, sabor e aroma do produto.
 
A água de coco ultrafiltrada, acondicionada em garrafas plásticas de 300mL, pode ser armazenada sob refrigeração por até 28 dias. Os testes de vida de prateleira revelaram resultados satisfatórios quanto à qualidade microbiológica e quanto à não ocorrência de alterações na cor do produto.
 
A água de coco filtrada e adequadamente envasada, pode ser facilmente transportada, com redução no custo do transporte. A aplicação de técnicas de conservação permite também formalizar o comércio do coco verde, otimizar o aproveitamento da fruta, diminuir a participação percentual de intermediários que oneram o custo final do produto, além de gerar empregos em um novo nicho industrial.
 
da redação do Nordeste Rural

Um comentário:

  1. Possuo uma envasadora de àgua de coco, gostaria de montar um pequeno laboratório de ultrafiltração, com uma vazão de pelo menos 30 litros por hora. Isto é possível com membranas nacionais ?E quanto a limpeza e durabilidade das mesmas? Um leigo poderia montar este laboratório? Existem microempresas que já se utilizam desta técnica?

    ResponderExcluir