segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Professor 'queridinho' de escola estadual de SP aposta no diálogo

Professor Paulo Neto, o "Praga", com os alunos da escola Raul Cortez (Foto: Arquivo pessoal)Professor Paulo Neto, o "Praga", com os alunos da
escola Raul Cortez (Foto: Arquivo pessoal)
Quando entrou na faculdade de história na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Paulo Prado Von Atzingen Neto, de 55 anos, não pensava em lecionar. Queria trabalhar com pesquisa, mas após ter uma experiência como professor substituto, resolveu seguir carreira. E já se foram 21 anos. Desde 2006, dá aulas na escola estadual Raul Cortez, localizada na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, onde tornou-se o 'queridinho' entre os estudantes.
No Dia dos Professores comemorado nesta segunda-feira (15), Neto, apelidado por seus alunos como 'Praga' - ele não soube explicar o motivo, mas não garante que não é pejorativo - diz que o segredo para ser bem aceito na sala de aula é o diálogo. Ele costuma conversar com as crianças e adolescentes, ouvir seus problemas e distribuir conselhos. Está sempre aberto para um bom papo.
"A ausência da família é muito gritante. As crianças não têm com quem conversar, se abrir. Você não é só professor, precisa dialogar. É preciso transmitir os valores que não família não deu. A violência, por exemplo, está tão impregnada que o aluno nem percebe suas atitudes, faz parte do cotidiano", diz Neto.
G 1 NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário