segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Solidão e Sua História

Bem no século dezenoveNo nosso tão bom sertãoChega seu João TeodósioLá no Sítio Conceição...E vindo do LitoralFixou na zona ruralSua nova habitação.

Daquele dia em dianteO lugar foi nomeado:Solidão – esse era o nomeQue começou ser chamado.Porém Seu João o vendeuPra um senhor que apareceuPela terra interessado.

Garantindo a sua féQuis a terra abençoar,Foi até em AfogadosConvidar Carlos CotartPra que, em nome de Deus,Abençoasse os seusRezando a Missa em seu lar.

A sua esposa Francisca,Uma católica bondosa,Doou a parte da terraPra que a Santa gloriosa:Nossa Senhora de LurdesMultiplicasse as virtudesNa capela grandiosa.

Observando o lugarPacato e sem emoção,Teodósio suspirouSentindo admiração,Olhando pra companheira,Disse de forma ligeira: “Ai, meu Deus, QUE SOLIDÃO!”

Seu Jesuíno Pereira,Homem de boa vontade,Fundou o primeiro engenhoCrescendo a localidade.E com Francisca, a mulher,Soube dar o pontapéPra se ter prosperidade

O sonho de JesuínoEra tornar Solidão Num povoado habitadoRepleto de animação.No entanto faleceuSem ter esse sonho seuUma concretização.

Em sinal de gratidãoPor tanta felicidade,Pra construir a capelaTodos da comunidade,Com o trabalho braçal,Levaram o materialPras obras da dinvidade.

Depois da capela feitaE a santa no seu lugar, Devoto da mesma, em FrançaO Padre Carlos Cotart,Bem nos eu imaginárioQuis fazer um santuárioDo jeito que tinha lá.

No entanto faleceuSem poder tornar realE o Padre Osvaldo Prins,Na missão sacerdotal,Percebeu a semelhançaCom a Santa Lurdes da FrançaNas serras desse local.

E durante a construçãoDa gruta tão desejada,As pedras jorraram água,Água divina e sagradaE os que acreditaramCom fé viram e comprovaramTanto de gente curada.

Falando politicamente:Solidão foi desmembrado,Deixando de pertencerAs terras de Afogados.Passando a ser de Tabira,Terra que muito me inspira,Por quem fomos adotados.

A fazenda ConceiçãoTransformou-se em povoado,Pertencente a Tabira,Porém bem representadoPor nossos vereadores, Mesmo sendo agricultores,Mas muito capacitado.
Idealizou uma grutaNa serra de Solidão,Para colocar a Santa, Pra que toda regiãoPudesse ver a adorar,Subir escadas, rezar E fazer sua devoção.

E resolveu construirA Gruta de SolidãoIgual a Gruta da FrançaTão digna de devoção...
Em que “Senhora de Lourdes”Fosse fonte de oração...

A história se espalhouE todos, com alegria,Vinham visitar a SantaTanta gente, todo dia...Entre fogos e promessasRomeiros vinham sem pressasEm forma de romaria.

O distrito foi criadoCom o nome de Solidão,Uma lei municipalDeu a denominação,Modificando a história,Nesse lugar cheio de glória No recanto do Sertão.

Com o pedido do povoE apoio do governador,A população pediuE a câmara aprovouComo prefeito interinoIndicado PergentinoHomem de grande valor.

Teve a primeira eleiçãoCom o voto eleitoral,Eleito como gestorO nome mais ideal.Democracia em seu lema E o senhor Ivo MascenaPrefeito municipal.

João de Melo - O João da Paz-Como era conhecido,Com apoio do povo,Foi o prefeito escolhido.Foi um mito em Solidão,Voltou na quinta gestãoE jamais foi esquecido.

Com Genivaldo Soares,Prefeito em sexta gestão,Também foi contribuinteNa sua administração.Queremos agradecerPelo que pôde fazer Pelo bem de Solidão.

Jacinete foi eleitaCom direito a reeleição.Com oito anos à frente, Oitava e nona gestão,Foi a primeira mulher,Neste chão de boa fé,Prefeita de Solidão!

Atualmente a gestãoTem grande potencial,Aparecida Oliveira,Prefeita Municipal.Com um trabalho excelente,E um governo transparentePelo bem do social.

Mas uma vez desmembradoPor a lei estadualDesta vez, passou a ser Solidão municipal.Território independenteAgradando muita genteE o seu meio social.

Já na segunda gestãoCom novos nomes no pleito,Luiz Batista TavaresFoi o candidato eleito.Contribuiu com a cidade,Com muita dignidade,Foi o segundo prefeito.

José Gerônimo de Lima,Político considerado,Gestor na quarta gestãoCom seu nome consagrado.Sendo assim, quarto prefeito,Com o nome bem aceitoE um trabalho aprovado.

Dando continuaçãoAo governo anterior,Isaias SerafimFoi eleito sucessor.Com muita apreciação,Passou a sétima gestão,Seu nome também marcou.

Surgiu Diomésio Alves,Mais um filho da cidade.Durante a décima gestão,Líder na sociedade,Deixou seu nome na história,Nesta cidade de glória,Plantando muita amizade.


Solidão hoje é destaqueNo turismo do Sertão:Com a Festa da Padroeira,A maior da região...Gente de todo lugarFelizes a festejarNossa comemoração.

Admiro este lugar,Terra do meu coração!Este berço abençoado,Que Cristo estende a mão!O cristo ressuscitado,Que tem sempre abençoadoO povo de Solidão!
Na cultura popularSolidão tem demonstrado,Na força do bacamarte,No balanço do xaxado,Na fé em Nossa Senhora...Cidade cheia de glória,Admiro teu passado!

Nesta data especial,Minha cidade de glória,São quarenta e oito anosQue estás completando agora!Parabéns, terra querida,Parabéns, prefeita Cida,Orgulhos de nossa história!

Jurandir Francisco e Verônica Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário