terça-feira, 21 de maio de 2013



O Pronome Relativo Quem


Este pronome substitui um substantivo que representa uma pessoa, evitando sua repetição. Somente deve ser utilizado antecedido de preposição, inclusive quando funcionar como objeto direto, tendo a anteposição da prep. a e passando a ser chamado de objeto direto preposicionado. Por exemplo na oração A garota que conheci está em minha sala, o pronome que funciona como objeto direto. Substituindo pelo quem, teremos
A garota a quem conheci ontem está em minha sala.


Há apenas uma possibilidade de ele não ser precedido de preposição: quando funcionar como sujeito. Isso só ocorrerá, quando tiver o mesmo valor de o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que, ou seja, quando puder ser substituído por pronome demonstrativo (o, a, os, as, aquele, aquela, aqueles, aquelas) mais o pronome relativo que. Por exemplo Foi ele quem me disse a verdade = Foi ele o que me disse a verdade. Nesses casos o pronome quem será Pronome Relativo Indefinido.

Na montagem do período, deveremos colocá-lo imediatamente após o substantivo repetido, que passará a ser chamado de elemento antecedente.

Por exemplo nas orações Este é o artista. Eu me referi ao artista ontem. há o substantivo artista repetido. Poderemos usar o pronome relativo quem e, assim, evitar sua repetição. O pronome será colocado após o substantivo. Então teremos Este é o artista quem ... esse quem está no lugar da palavra artista da outra oração, portanto agora terminaremos a outra oração ... eu me referi ontem, ficando Este é o artista quem me referi ontem. Como o verbo referir-se exige a preposição a, ela será colocada antes do pronome relativo. Então teremos
Este é o artista a quem me referi ontem.


Não poderemos iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que.

Outros exemplos:

01) Encontrei o garoto. Você estava procurando o garoto.
•    Substantivo repetido = garoto
•    Colocação do pronome após o substantivo = Encontrei o garoto que ...
•    Restante da outra oração = ... você estava procurando.
•    Junção de tudo = Encontrei o garoto quem você estava procurando. Como o verbo procurar é verbo transitivo direto, o pronome quem funciona como objeto direto. Então deveremos antepor a prep. a ao pronome relativo, ficando com objeto direto preposicionado.
Encontrei o garoto a quem você estava procurando.


Começando pela outra oração:
•    Colocação do pronome após o substantivo = Você estava procurando o garoto quem ...
•    Restante da outra oração = ... encontrei
•    Junção de tudo = Você estava procurando o garoto quem encontrei. Novamente objeto direto preposicionado:
Você estava procurando o garoto a quem encontrei.


02) Aquele é o homem. Eu lhe falei do homem.
•    Substantivo repetido = homem
•    Colocação do pronome após o substantivo = Aquele é o homem quem ...
•    Restante da outra oração = ... lhe falei.
•    Junção de tudo = Aquele é o homem quem lhe falei. Como o verbo falar está sendo usado com a prep. de, deveremos antepô-la ao pronome relativo, ficando
Aquele é o homem de quem lhe falei.


Não se esqueça disto: O pronome relativo quem somente deve ser utilizado antecedido de preposição; Quando for objeto direto, será antecedido da prep. a, transformando-se em objeto direto preposicionado;

Somente funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, os que, a que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que aquelas que.


O Pronome Relativo Qual


Este pronome tem o mesmo valor de que e de quem.

É sempre antecedido de artigo, que concorda com o elemento antecedente, ficando o qual, a qual, os quais, as quais.

Se a preposição que anteceder o pronome relativo possuir duas ou mais sílabas, só poderemos usar o pronome qual, e não que ou quem. O mesmo ocorre com as preposições com e sem. Então só se pode dizer O juiz perante o qual testemunhei. Os assuntos sobre os quais conversamos.

Outro exemplo:
Meu irmão comprou o restaurante. O restaurante fica na Higienópolis.
•    Substantivo repetido = restaurante
•    Colocação do pronome após o substantivo = Meu irmão comprou o restaurante que ...
•    Restante da outra oração = ... fica na Higienópolis.
•    Junção de tudo = Meu irmão comprou o restaurante que fica na Higienópolis. ou Meu irmão comprou o restaurante o qual fica na Higienópolis.
Começando pela outra oração:
•    Colocação do pronome após o substantivo = O restaurante que ...
•    Restante da outra oração = ... meu irmão comprou ...
•    Finalização da oração que se havia iniciado = ... fica na Higienópolis.
•    Junção de tudo = O restaurante que meu irmão comprou fica na Higienópolis. ou O restaurante o qual meu irmão comprou fica na Higienópolis.


O Pronome Relativo Onde

Este pronome tem o mesmo valor de em que.

Sempre indica lugar, por isso funciona sintaticamente como Adjunto Adverbial de Lugar.

Se a preposição em for substituída pela prep. a ou pela prep. de, substituiremos onde por aonde e donde, respectivamente. Por exemplo O sítio aonde fui é aprazível. A cidade donde vim fica longe.

Será Pronome Relativo Indefinido, quando puder ser subtituído por O lugar em que. Por exemplo na frase Eu nasci onde você nasceu. = Eu nasci no lugar em que você nasceu.

Outro exemplo:
Eu conheço a cidade. Sua sobrinha mora na cidade.

•    Substantivo repetido = cidade
•    Colocação do pronome após o substantivo = Eu conheço a cidade que...
•    Restante da outra oração = ... sua sobrinha mora.
•    Junção de tudo = Eu conheço a cidade que sua sobrinha mora. Porém o verbo morar exige a prep. em, pois quem mora, mora em algum lugar. Então Eu conheço a cidade em que sua sobrinha mora. ou Eu conheço a cidade na qual sua sobrinha mora. ou ainda Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.


O Pronome Relativo Quanto

Este pronome é sempre antecedido de tudo, todos ou todas, concordando com esses elementos - quanto, quantos, quantas.

Exemplo:

Fale tudo quanto quiser falar. Traga todos quantos quiser trazer. Beba todas quantas quiser beber.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário