quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

X-9 Paulistana faz viagem pelo sertão brasileiro no carnaval 2012












Marcado por homenagens ao folclore regional, às belezas naturais e à alma do povo sertanejo, o desfile de 2012 da escola de samba X-9 Paulistana promete uma viagem de redescoberta pelo sertão brasileiro durante o carnaval de São Paulo.
Tendo como fio condutor a comemoração dos 20 anos do Rally dos Sertões, a X-9 quer mostrar as facetas do povo sertanejo, sua cultura, musicalidade e culinária. "Nosso samba-enredo é muito mais do que o rally. Ele serve como pano de fundo para desbravarmos o Brasil e redescobrir essa parte do país esquecida por muitos", afirma o carnavalesco Flávio Campello.
O primeiro carro alegórico da X-9 é uma grande máquina movida pelo Sol, símbolo do sertão. "Ela remete a motor, energia e velocidade, e vai nos levar por essa viagem", diz Campello, que no desfile também homenageará os modernistas brasileiros. "Eles pegavam o que havia de melhor na cultura brasileira e transformavam em arte."
A segunda alegoria apresenta as belezas naturais e os santuários ecológicos do sertão brasileiro. "Temos uma cachoeira nesse carro. Queremos identificar o Brasil em termos físicos", afirma o carnavalesco. A agremiação também homenageia a alma do povo sertanejo, o folclore, como o bumba meu boi e o maracatu, e a deusa grega Nice.
Inspirado por todas as cidades que um dia já abrigaram o Rally dos Sertões, o desfile da escola também busca explorar os momentos que vão além da corrida. "A gente vê muitos carros, aventura, adrenalina, mas isso sozinho não daria um carnaval. O mais interessante é quando os competidores chegam nas cidades e passam a noite lá, fazendo compras e conhecendo os lugares", diz Campello.
Para isso, ele e Rodrigo Cadete, outro carnavalesco da X-9, acompanharam a edição 2011 do Rally dos Sertões. "Nós participamos do rally em julho deste ano e viajamos por 23 dias, de Goiás ao Ceará, convivendo com a equipe organizadora e os moradores das cidades."
O samba-enredo "Trazendo para os braços do povo o coração do Brasil... A X-9 Paulistana num grande rally desbrava os sertões dessa gente varonil!” é de autoria de Aquiles da Vila, Raphael, Mauricio Paiva, Marquinhos Boldrini, Rig, Wagner e André Nova União.

Confira na íntegra a letra do samba-enredo de 2012 da X-9 Paulistana:

Sou X-9 guerreira, levanto a bandeira
Dessa gente varonil
Trazendo pros braços do povo
O coração do Brasil
No ar, o cheiro da arte
Herança moderna, é cultura popular
Meu rally desbravando os sertões
Rumo a "terras sagradas”
Progresso, aventura e emoções
Lá vou eu nessa jornada
Brasil, abençoado pelo astro-rei cenário de constrastes e magia
Reluz o verde das matas
No céu, lindas serenatas
A fauna e a flora em harmonia
Salve o nosso chão de cada dia
Sou mestiço, brasileiro
Sertanejo, sim senhor!
Ao som da viola, te faço sambar
Meu amor!
Festeiro esse povo canta e agiganta meu país
Tem bumba-meu-boi, bumbáTem festa de reis, obá
É tão divino meu maracatú
Poeira, poeira
Nessa viagem, diversas linguagens
Folclore e tradiçõesBrasil solidário, missão social
O meio ambiente é fundamentalChegou a hora da largada
Além do horizonte encontrar
A consagração e o orgulho de ser campeão.
G1 noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário