Secretário de Educação de Tabira, Gustavo Barros, emite nota a Imprensa sobre a Divulgação dos Resultados do IDEB 2011.
A
princípio, é importante esclarecer que o IDEB não se traduz numa
ferramenta para ranquear Redes e Escolas, fazendo alusão às melhores e
piores instituições, mas num mecanismo de autoavaliação, que permite às
Unidades de Ensino traçarem suas metas de acordo com as realidades e
possibilidades de cada uma. Digo isso pelo conhecimento de causa que
possuo, ao passo que integro da Comissão de Assessoramento da Prova
Brasil (um dos instrumentos que compõem o IDEB) no INEP/MEC,
representando a UNDIME Nacional, e conheço de forma bem particular o
cerne dessa avaliação.
Numa
análise comparativa superficial ao IDEB 2009, divulgado em 2010,
pode-se chegar à conclusão de que só houve avanço no índice das Séries
Finais do Ensino Fundamental, haja vista que o das Iniciais permaneceu
no mesmo patamar, Nota 4,0, e o das Finais ascendeu de 2,8 para 3,2. Mas
tomar essa conclusão é equivocar-se. Há Escolas que conseguiram
excelentes resultados, o que deixa e mim, e todos da equipe de
Profissionais da Secretaria Municipal de Educação, extremamente
entusiasmados, como demonstrarei mais abaixo.
É
imperativo compreender que o IDEB é calculado levando-se em
consideração as taxas de Reprovação e Evasão (desistência) Escolares,
outros aspectos do eixo social e a Prova Brasil, aplicada pontualmente
em turmas do 5º Ano (antiga 4ª Série) e 9º Ano (antiga 8ª Série) do
Ensino Fundamental, contendo questões de Língua Portuguesa e Matemática.
No
tocante à proficiência dos nossos estudantes na Prova Brasil do 5º Ano,
a maioria das Escolas Municipais conseguiu cumprir suas metas,
avançando significativamente nos seus resultados, a exemplo das Escolas
Rurais Cônego Luiz Muniz do Amaral – Borborema – e Cícero Correia –
Brejinho – seguidas pela Escola Municipal Semente do Saber e outras,
como a Escola Municipal Dona Toinha que, embora não tenha se superado no
quadro comparativo com 2009, ainda figura como a detentora do maior
índice da Rede Pública de Tabira (entenda-se Rede Pública como a junção
das Redes Municipal e Estadual).
Outrossim,
quando há a análise do desempenho da Prova Brasil do 9º Ano, TODAS AS
ESCOLAS MUNICIPAIS avançaram, com explícito destaque à Escola Rural
Municipal Cícero Correia, figurando, nesse ínterim, entre as 5 com os
melhores resultados da Rede Pública do Sertão do Pajeú, que congrega 17
municípios.
Com
os resultados detalhados em mãos, a Secretaria Municipal de Educação
iniciará, agora, uma série de oficinas pedagógicas por Escola da Rede, a
fim de oportunizar aos professores e demais profissionais da área uma
compreensão mais pormenorizada dos seus avanços e dificuldades, com
vistas ao estabelecimento e cumprimento de Metas para que consigamos
obter a verdadeira qualidade no ensino e, também, na aprendizagem,
porque para mim configuram processos distintos, à medida que nem sempre
quando há ensino obtém-se a aprendizagem.
Torna-se
mister, contudo, conclamarmos às famílias responsáveis pelos nossos
estudantes a necessidade de estarem mais presentes, de buscarem
acompanhar mais atentamente a vida escolar dessas crianças e jovens que,
certamente, serão os futuros profissionais que impulsionarão nossa
querida Tabira, à luz de que cuidar e educar não é tarefa exclusiva da
Escola, cujos educadores não podem absorver toda a carga de
responsabilidade, tal qual o senso comum lhes atribui.
Desde
o momento em que vi os resultados do SAEB 2011, me faço perguntas que,
creio, muitos cidadãos gostariam de me fazer e anseiam pela resposta:
Você está satisfeito com o resultado? De quem é a culpa pelo índice das
Séries Iniciais não ter crescido? Por que outros municípios avançaram
mais que Tabira?
Não
posso abster-me de ser verdadeiro. Não, não estou satisfeito, e isso é
fato! Poderíamos ter avançado mais, poderíamos ter apresentado melhores
resultados. Conheço os professores da Rede, sei de suas competências,
mas sei também que o ser humano pode, e deve, sempre ir a busca
incessante de suas próprias superações. Sei da confiança que pais e
responsáveis têm ao escolherem as nossas escolas para as suas crianças e
jovens – mais de 4.300 estudantes –, mas também sei do desafio
cotidiano por que passam todos os educadores e Gestores Escolares, no
sentido de encontrar um alinhamento entre escola e família, escola e
comunidade, escola e sociedade civil. Talvez o segredo do sucesso resida
na resolução dessa problemática. Sigamos, pois, o exemplo da Escola
Municipal Cícero Correia, observemo-la mais atentamente para que
percebamos como família e escola se sintonizam, em que grau de
maturidade reside o DESEJO DE VIDA tão conclamado pela grande educadora
Madalena Freire e que se faz primordial ao desenvolvimento humano,
vejamos que nas mais simples soluções residem os melhores resultados, ao
passo que aquele educandário situa-se na Zona Rural – historicamente
estigmatizada – e possui estudantes de inúmeras comunidades, inclusive
distantes da sua sede, mas que sempre logra êxito naquilo que se propõe a
desenvolver.
Não
cabe a mim aludir a comparações entre municípios. Conheço o meu
município: Tabira. Sei que muito foi investido desde que assumi a
Secretaria de Educação. Possuímos um das mais completas Leis de
Valorização da Carreira do Magistério – foram mais 120% de reajuste
salarial aos professores acumulados nesses 3 anos –, informatizamos
escolas, instalamos salas de Atendimento Educacional Especializado,
criamos a lógica na Rede Municipal de Tempo Integral, nomeamos
Coordenadores Pedagógicos por Escola, distribuímos material didático e
fardamento de qualidade, ofertamos merenda escolar nos 200 dias letivos,
inclusive com pratos de entrada, cumprimos rigoroso calendário de
formação continuada e em serviço, assinamos jornais de circulação diária
para os educandários, ampliamos as escolas, construímos quadras
poliesportivas e implementamos tantos outros feitos conhecidos pelos
tabirenses. Sei de mim e do meu lugar, mas acho difícil aparecem outros
municípios com esse parâmetro.
Outrossim,
é importante pontuar que o próprio INEP/MEC construiu, de acordo com a
realidade de cada município, as Metas Projetadas para o IDEB até o ano
de 2021 e que o nosso “sinal” está “verde”, uma vez que em 2011
conseguimos superar a Meta, que era de 3,9.
Em
suma, no bojo dessa discussão, tenho orgulho da nossa educação, tenho
orgulho dos nossos professores, tenho orgulho dos nossos estudantes e,
sobretudo, tenho orgulho do povo de Tabira, tenho orgulho de ser um
genuíno tabirense e de saber que o nosso povo, por si só, possui um
diferencial, é especial.
Na
qualidade de Educador, de Cidadão, de Agente Social e de Secretário
Municipal de Educação, coloco-me à inteira disposição de qualquer
cidadão tabirense, concomitante à postura que sempre assumi, à medida
que agradeço-lhes pela atenção.
Cordialmente,
Prof. Gustavo César Barros Amaral
Secretaria Municipal de Educação de Tabira – PE
Vice-presidente Regional da UNDIME/PE
Tabira – PE, 16 de agosto de 2012.
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