SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
O trabalho com seqüências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA:
APRESENTAÇÃO
A proposta a seguir trata-se de
uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar com as crianças que
apresentaram baixo desempenho nas avaliações diagnósticas e, portanto,
necessitam de intervenção pedagógica mais direcionada.
Neste trabalho, priorizamos o
Eixo “Apropriação do Sistema de Escrita” porque nele estão as capacidades que
os alunos desse nível de desempenho, precisam consolidar para avançar no
processo de alfabetização, sem perder de vista o letramento.
Vale ressaltar, desta forma, a
necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola,
pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento amplo dos textos
que circulam na sociedade, de seu funcionamento nas práticas sociais. Assim,
com certeza, as crianças terão facilidade de compreendê-los e produzi-los
quando precisarem.
Lembramos que este material é
apenas uma sugestão que visa auxiliar no trabalho de intervenção. Ele não é
engessado e não tem fim em si mesmo, portanto, está passível de mudanças e
sugestões de melhoria. Contamos com a
criatividade do professor para aplicá-lo e
enriquecê-lo.
É
preciso definir:
1.
Público-alvo: alunos do 3º ano de escolaridade que apresentaram
dificuldades na avaliação diagnóstica aplicada em março/2012, ou seja, alunos
que ainda não consolidaram o processo de alfabetização.
OBS:
nossa prioridade neste momento são os alunos do 3º ano. Caso seja
viável para a escola, sugerimos incluir nesta intervenção também os alunos que
estão no 4º ano e que apresentaram baixo desempenho no PROALFA/2011.
Este
material também é passível de ser trabalhado com alunos de outros anos de
escolaridade ainda não alfabetizados ou ainda com turmas de 1º e 2º anos. Vale
ressaltar apenas a necessidade de adaptações de acordo com a idade dos alunos.
Ex: para alunos maiores, selecionar um texto mais compatível com a idade.
2.
Metodologia:
Trabalho
em pequenos grupos, fora da sala de aula.
Cabe
à escola definir qual a melhor estratégia de atendimento, prevendo:
- Dias
e horários de atendimento;
- Local
da intervenção;
- Responsáveis
por sua aplicação.
OBS:
Sugerimos grupos entre 4 e 10 alunos, no máximo. Se tiver mais de dez
alunos formar dois grupos de intervenção.
Orientamos
que converse com a dupla de Analistas da SRE responsável pelo atendimento à sua
escola para maiores detalhes.
3.
Período de duração: até que os alunos avancem no processo de
alfabetização.
4.
Funções:
- DIRETOR:
cabe a você gerenciar o trabalho de intervenção, propiciando as condições
necessárias para que ele aconteça;
- ESPECIALISTA:
sua função é a de acompanhar e auxiliar o trabalho do professor da intervenção.
Ajude-o no preparo de materiais; acompanhe e monitore o desenvolvimento dos
alunos; promova o intercâmbio entre o professor da intervenção e o(s) da(s)
turma(s) regular(es) onde esses alunos se encontram;
- PROFESSOR:
seu papel é fundamental neste trabalho. Pedimos que leia a proposta com
bastante atenção e prepare os materiais com antecedência. Contamos também com
suas sugestões e opiniões.
DESEJAMOS SUCESSO NO TRABALHO!
Equipe Central do PIP
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