LINGUAGEM: é um processo comunicativo pelo qual as pessoas
interagem entre si.
INTERLOCUTORES: são as pessoas que participam do processo de
interação que se dá por maio da linguagem.
LINGUA: é um conjunto de sinais (palavras) e de leis combinatórias
por meio do qual as pessoas de uma comunidade se comunicam e interagem.
CODIGO: é um conjunto de sinais e regras utilizados por uma
comunidade.
ONOMATOPÉIAS: são palavras ou expressões que imitam sons e ruídos.
VARIEDADES LINGUÍSTICAS: são as variações que uma língua apresenta
em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada.
ENUNCIADO: é tudo o que o locutor enuncia, isto é, tudo o que ele
diz ao locutário numa determinada situação.
TEXTO: é um enunciado ou um conjunto de enunciados, verbais, que
apresenta unidade de sentido.
DISCURSO: é o processo comunicativo capaz de construir sentido.
Além dos enunciados, envolve também os elementos do contexto (quem são os
interlocutores, que imagem um tem do outro, em que momento e lugar ocorre a
interação, com que finalidade, etc.).
INTENCIONALIDADE DISCURSIVA:
são as intenções,
implícitas, exigentes no discurso.
GÊNEROS DO DISCURSO: são textos que circulam em determinadas
esferas de atividades humanas e que, com pequenas variações, apresentam tema,
estrutura e linguagem semelhantes.
Conhecer os verbos de comando é fundamental para que você possa
interpretar de maneira adequada às questões propostas a partir dos enunciados.
Estes são alguns. Estude-os atentamente e em caso de dúvidas, recorra à
professora durante as aulas.
Afirmar: Apresentar, declarar os pontos principais de um
assunto.
Aplicar: Empregar o conhecimento em situações específicas e
concretas
Apontar: Indicar, mostrar.
Citar: Apontar, mencionar como exemplo.
Comentar: Comentário é a descrição dos elementos e dimensões
constitutivas de fenômenos, idéias ou textos. Nele, revelam-se aspectos
positivos/ negativos,
com base em algum juízo de valor. Um comentário ganha consistência quando tenta
esclarecer pormenores que muitas vezes passam despercebidos. Para aprimorar os
comentários é importante desenvolver o sentido de fidelidade ao observado e à
logicidade interna, dimensões que lhe dão consistência.
Conceituar: Definir com suas palavras.
Confrontar: pôr frente, comparar.
Contradizer: Contestar, ir contra, dizer o contrário.
Dissertar: Expor determinado assunto com argumentação própria.
Deduzir (Inferir): Tirar conclusões, raciocinar a partir da
análise de dados fornecidos.
Endossar: Argumentar favoravelmente.
Expor: Narrar, explicar.
Refutar: Argumentar contrariamente.
Relatar: Mencionar, descrever.
Resolver: Efetuar, dar solução
I.
QUESTÕES OBJETIVAS
Leia as
estrofes retiradas do poema “Esconde-esconde”, de Sidónio Muralha e faça as
questões 1 e 2.
TEXTO 1
(...)
E o pássaro
sorri
À flor
amarela,
Bem te vi
ninho,
Bem te vi
janela,
Bem te vi
garotinho!
E ninguém se
espanta
E toda a
gente ri:
E o pássaro
canta:
Bem-te-vi
Bem-te-vi
Bem-te-vi
A televisão da bicharada. Rio de Janeiro, Nórdica, 1962.
Questão
01 (Descritor: identificar os valores funcionais dos
pronomes, dos advérbios e dos numerais na frase.)
Assunto: Equivalência funcional das palavras.
Qual
das palavras abaixo teve seu valor funcional na frase adequadamente
classificado?
a)
Bem-te-vi
- substantivo
b)
Bem
- adjetivo
c)
Te
- artigo
d)
Vi
- pronome
Questão
02 (Descritor:
identificar a relação
determinante/determinado em sintagmas nominais e verbais dentro da frase.)
Assunto: Relação determinante/determinado nos
sintagmas
No
texto, “bem te vi ninho” é determinado por qual dos sintagmas abaixo?
a)
O
garotinho
b)
O
pássaro
c)
Toda
a gente
d)
A
flor amarela
Leia o texto
2 e faça as questões 3 e 4.
TEXTO 2
Receita de acordar palavras
Palavras
são como estrelas
Facas
ou flores
Elas
têm raízes pétalas espinhos
São
(liso) (áspero) (leve) ou (denso)
Para
acorda-las basta um sopro
Em
sua alma
E
como pássaros
Vão
encontrar seu caminho
Roseana
Murray, Receitas de olhar. São Paulo:
FTD, 1997. p. 10.
Questão
03 (Descritor:
empregar mecanismos de concordância no
emprego dos pronomes substantivos e adjetivos.)
Assunto: Concordância verbal e nominal no
sintagma oracional
Observe
as palavras entre parênteses no texto. Encontre a alternativa abaixo em que a
concordância está INADEQUADA de
acordo com o texto.
a)
lisas
b)
ásperas
c)
leve
d)
densas
Questão
04 (Descritor:
identificar os valores funcionais dos
pronomes, dos advérbios e dos numerais na frase.)
Assunto: Equivalência funcional das palavras.
Identifique
qual dos pronomes NÃO está
relacionado adequadamente à sua função na frase.
a)
Elas
– pronome substantivo que evita a repetição do termo “palavras”.
b)
las
– pronome substantivo que substitui o termo “palavras”.
c)
sua
– pronome adjetivo determinado pelo substantivo “alma”.
d)
seu
– pronome adjetivo modificador do substantivo “caminho”.
Leia o texto
3 faça as questões 5, 6 e 7.
TEXTO 3
Máscara Negra
Zé Keti
Composição: Zé Kéti e Pereira Matos
Tanto
riso, oh quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina
No meio da multidão
Foi bom te ver outra vez
Tá fazendo um ano
Foi no carnaval que passou
Eu sou aquele pierrô
Que te abraçou
Que te beijou, meu amor
A mesma máscara negra
Que esconde o teu rosto
Eu quero matar a saudade
Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina
No meio da multidão
Foi bom te ver outra vez
Tá fazendo um ano
Foi no carnaval que passou
Eu sou aquele pierrô
Que te abraçou
Que te beijou, meu amor
A mesma máscara negra
Que esconde o teu rosto
Eu quero matar a saudade
Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval
Questão
05 (Descritor: identificar os elementos contextuais que
concorrem para a comunicação em textos orais e textos escritos.)
Assunto: Marcas da linguagem oral em textos
escritos.
Qual
dos trechos retirados da letra da música obedece a língua padrão?
a)
“Ta
fazendo um ano”
b)
“E
te beijou, meu amor”
c)
“Foi
bom te ver outra vez”
d)
“Mais
de mil palhaços no salão”
QUESTÃO 06 (Descritor:
inferir as regras de acentuação dos
encontros vocálicos.)
Assunto: Sílaba, tonicidade e a acentuação dos
ditongos
Qual das opções abaixo está CORRETA em relação à acentuação
gráfica?
a)
“foi”
– apesar de ter o ditongo aberto, não é acentuado por não ser tônico.
b)
“meu”
– é acentuado graficamente quando o “u” é tônico e forma ditongo com a vogal
anterior.
c)
“beijou”
– o ditongo “ei” seria acentuado se fosse tônico e apresentasse vogal aberta..
d)
“saudade”
– apesar de ser tônico, esse ditongo inicia a sílaba e é seguido de “d”.
QUESTÃO 07 (Descritor:
identificar palavras variáveis e invariáveis.)
Assunto: Palavras variáveis e invariáveis.
Qual
das alternativas abaixo apresenta pelo menos uma palavra invariável?
a)
“No meio
da multidão”
b)
“Hoje é carnaval”
c)
“A mesma máscara negra”
d)
“Eu sou aquele pierrô”
gente onde esta o gabarito
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