quarta-feira, 25 de setembro de 2013

LINGUAGEM: é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.

INTERLOCUTORES: são as pessoas que participam do processo de interação que se dá por maio da linguagem.

LINGUA: é um conjunto de sinais (palavras) e de leis combinatórias por meio do qual as pessoas de uma comunidade se comunicam e interagem.

CODIGO: é um conjunto de sinais e regras utilizados por uma comunidade.

ONOMATOPÉIAS: são palavras ou expressões que imitam sons e ruídos.

VARIEDADES LINGUÍSTICAS: são as variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada.

ENUNCIADO: é tudo o que o locutor enuncia, isto é, tudo o que ele diz ao locutário numa determinada situação.

TEXTO: é um enunciado ou um conjunto de enunciados, verbais, que apresenta unidade de sentido.

DISCURSO: é o processo comunicativo capaz de construir sentido. Além dos enunciados, envolve também os elementos do contexto (quem são os interlocutores, que imagem um tem do outro, em que momento e lugar ocorre a interação, com que finalidade, etc.).

INTENCIONALIDADE  DISCURSIVA: são  as intenções, implícitas, exigentes no discurso.

GÊNEROS DO DISCURSO: são textos que circulam em determinadas esferas de atividades humanas e que, com pequenas variações, apresentam tema, estrutura e linguagem semelhantes.

Conhecer os verbos de comando é fundamental para que você possa interpretar de maneira adequada às questões propostas a partir dos enunciados. Estes são alguns. Estude-os atentamente e em caso de dúvidas, recorra à professora durante as aulas.
Afirmar: Apresentar, declarar os pontos principais de um assunto.
Aplicar: Empregar o conhecimento em situações específicas e concretas
Apontar: Indicar, mostrar.
Citar: Apontar, mencionar como exemplo.
Comentar: Comentário é a descrição dos elementos e dimensões constitutivas de fenômenos, idéias ou textos. Nele, revelam-se aspectos positivos/      negativos, com base em algum juízo de valor. Um comentário ganha consistência quando tenta esclarecer pormenores que muitas vezes passam despercebidos. Para aprimorar os comentários é importante desenvolver o sentido de fidelidade ao observado e à logicidade interna, dimensões que lhe dão consistência.
Conceituar: Definir com suas palavras.
Confrontar: pôr frente, comparar.
Contradizer: Contestar, ir contra, dizer o contrário.
Dissertar: Expor determinado assunto com argumentação própria.
Deduzir (Inferir): Tirar conclusões, raciocinar a partir da análise de dados fornecidos.
Endossar: Argumentar favoravelmente.
Expor: Narrar, explicar.
Refutar: Argumentar contrariamente.
Relatar: Mencionar, descrever.
Resolver: Efetuar, dar solução

I.              QUESTÕES OBJETIVAS

Leia as estrofes retiradas do poema “Esconde-esconde”, de Sidónio Muralha e faça as questões 1 e 2.


TEXTO 1


(...)
E o pássaro sorri
À flor amarela,
Bem te vi ninho,
Bem te vi janela,
Bem te vi garotinho!

E ninguém se espanta
E toda a gente ri:
E o pássaro canta:

Bem-te-vi
Bem-te-vi
Bem-te-vi

A televisão da bicharada. Rio de Janeiro, Nórdica, 1962.


Questão 01 (Descritor: identificar os valores funcionais dos pronomes, dos advérbios e dos numerais na frase.)

Assunto: Equivalência funcional das palavras.

Qual das palavras abaixo teve seu valor funcional na frase adequadamente classificado?

a)    Bem-te-vi - substantivo
b)    Bem - adjetivo
c)    Te - artigo
d)    Vi - pronome


Questão 02 (Descritor: identificar a relação determinante/determinado em sintagmas nominais e verbais dentro da frase.)

Assunto: Relação determinante/determinado nos sintagmas

No texto, “bem te vi ninho” é determinado por qual dos sintagmas abaixo?

a)    O garotinho
b)    O pássaro
c)    Toda a gente
d)    A flor amarela



Leia o texto 2 e faça as questões 3 e 4.

TEXTO 2

Receita de acordar palavras

Palavras são como estrelas
Facas ou flores
Elas têm raízes pétalas espinhos
São (liso) (áspero) (leve) ou (denso)
Para acorda-las basta um sopro
Em sua alma
E como pássaros
Vão encontrar seu caminho

Roseana Murray, Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997. p. 10.


Questão 03 (Descritor: empregar mecanismos de concordância no emprego dos pronomes substantivos e adjetivos.)

Assunto: Concordância verbal e nominal no sintagma oracional

Observe as palavras entre parênteses no texto. Encontre a alternativa abaixo em que a concordância está INADEQUADA de acordo com o texto.

a)    lisas
b)    ásperas
c)    leve
d)    densas


Questão 04 (Descritor: identificar os valores funcionais dos pronomes, dos advérbios e dos numerais na frase.)

Assunto: Equivalência funcional das palavras.

Identifique qual dos pronomes NÃO está relacionado adequadamente à sua função na frase.

a)    Elas – pronome substantivo que evita a repetição do termo “palavras”.
b)    las – pronome substantivo que substitui o termo “palavras”.
c)    sua – pronome adjetivo determinado pelo substantivo “alma”.
d)    seu – pronome adjetivo modificador do substantivo “caminho”.




Leia o texto 3 faça as questões 5, 6 e 7.

TEXTO 3

Máscara Negra
Zé Keti
Composição: Zé Kéti e Pereira Matos
Tanto riso, oh quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina
No meio da multidão

Foi bom te ver outra vez
Tá fazendo um ano
Foi no carnaval que passou
Eu sou aquele pierrô
Que te abraçou
Que te beijou, meu amor
A mesma máscara negra
Que esconde o teu rosto
Eu quero matar a saudade
Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval

Questão 05 (Descritor: identificar os elementos contextuais que concorrem para a comunicação em textos orais e textos escritos.)

Assunto: Marcas da linguagem oral em textos escritos.

Qual dos trechos retirados da letra da música obedece a língua padrão?

a)    “Ta fazendo um ano”
b)    “E te beijou, meu amor”
c)    “Foi bom te ver outra vez”
d)    “Mais de mil palhaços no salão”


QUESTÃO 06 (Descritor: inferir as regras de acentuação dos encontros vocálicos.)

Assunto: Sílaba, tonicidade e a acentuação dos ditongos

Qual das opções abaixo está CORRETA em relação à acentuação gráfica?

a)    “foi” – apesar de ter o ditongo aberto, não é acentuado por não ser tônico.
b)    “meu” – é acentuado graficamente quando o “u” é tônico e forma ditongo com a vogal anterior.
c)    “beijou” – o ditongo “ei” seria acentuado se fosse tônico e apresentasse vogal aberta..
d)    “saudade” – apesar de ser tônico, esse ditongo inicia a sílaba e é seguido de “d”.


QUESTÃO 07 (Descritor: identificar palavras variáveis e invariáveis.)

Assunto: Palavras variáveis e invariáveis.

Qual das alternativas abaixo apresenta pelo menos uma palavra invariável?

a)    No meio da multidão”
b)    “Hoje é carnaval”
c)    “A mesma máscara negra”
d)    “Eu sou aquele pierrô”




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