FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA
REDE MUNICIPAL – C/ H – 40h.
COORDENAÇÃO: MARILUCE MARIA ALVES DA SILVA
PERÍODO: 03 A 06 DE DEZEMBRO 2013
PROGRAMAÇÃO/OFICINAS
1º dia
- 03/12/2013 - 3ª Feira
MANHÃ
Gestora Albanize Gomes
|
TARDE
Profª. Sunnye Rose da Silva
|
SEMINÁRIO
*”Educação Especial com Inclusão
Social¨
*Novas Concepções/Quebra de Paradigmas
*Educação e Diversidade
|
DEFICIÊNCIA VISUAL Cegueira – Mitos e Pré- conceitos;
Tiflologia; Tiflopedagogia; Atuação do professor junto ao aluno com
deficiência visual; Técnicas de alfabetização (criança e adulto); Tiflologia;
Os cegos e a representação gráfica do pensamento; Origem do Sistema Braille; Escrita
e leitura em Braille; Legislação; Áudio Descrição; Sistema Braille; Adaptações
de Materiais;
Tecnologia: Dosvox e NVDA; Tiflologia.
|
2º dia – 04/12/2013 – 4ª feira
MANHÃ - Altas Habilidades/Superdotação
Profª. Maria da Conceição
|
TARDE - Altas Habilidades/Superdotação
Profª. Maria da Conceição
|
* Altas Habilidades/Superdotação
|
* Adaptações Curriculares/Avaliação
|
3º dia – 05/12/2013 – 5ª Feira
MANHÃ - TRANSTORNOS
Profª. Magda Prado
|
TARDE - INTELECTUAL
Profª. Maria do Carmo
|
·
Inclusão Educacional dos Estudantes com
Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD.
·
Psicose e Autismo.
·
Autismo e Transtorno Desintegrativo da
Infância.
·
Orientações gerais sobre Síndrome de
Asperger, Síndrome de Rett e Síndrome de Down.
·
Perspectivas Educacionais da Inclusão
dos Estudantes com Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett e Síndrome de Down.
|
·
Deficiência Intelectual– da segregação
à construção da cidadania
·
Conceituação e evolução histórica
·
Síndrome de Down
Características e desenvolvimento
·
Escolarização das pessoas com déficit
cognitivo
·
PARALISIA CEREBRAL
*
Noções básicas de Paralisia Cerebral
* Desenvolvimento em crianças com
Paralisia Cerebral
·
Escolarização da pessoa com paralisia
Cerebral.
|
4º dia – 06/12/2013 – 6ª feira
MANHÃ - SURDEZ
Profª. Lucia Inez Queiroz
|
TARDE - SURDEZ
Profª. Lucia Inez Queiroz
|
·
Abordagens Educacionais (análise
crítica):
. Oralismo
. Comunicação total –
português sinalizado
. Bilingüismo – Língua de
Sinais e Português Escrito
|
·
As Línguas no Contexto da Educação de
Surdos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário