-->
TURMA: Maternal II
ÁREAS DE CONHECIMENTOS : Linguagem Oral, Linguagem Musical, Linguagem Plástica, Natureza e Sociedade.
I- JUSTIFICATIVA
Este
projeto tem por finalidade levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e
suas principais características e a importância da mesma na vida de
todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas
manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através
de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e
expressões artísticas.
Quando
o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode
desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa
de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo,
crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Optei
pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel
fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais
manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma
respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar
abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus
educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
II- OBJETIVO GERAL
Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar os alunos à:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.
· Identificar semelhanças entre símbolos da páscoa em relação a forma e tamanho;
· Conhecer as cores utilizando os símbolos da Páscoa;
· Vivenciar personagens através de contos da Páscoa;
· Expressar -se e comunicar-se com o seu corpo através de cantigas e brincadeiras relacionado com o tema Páscoa”.
IV- METODOLOGIA UTILIZADA
Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão
realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e
mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a
“Páscoa”.
V- RECURSOS UTILIZADOS
Fotos,
DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente,
cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.
VI- DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis)
Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
Serão
desenvolvidas várias atividades relacionadas com o tema em destaque
tais como: com os alunos tais como: colagem, pintura, cantigas, contos,
brincadeiras etc.
VII- CULMINÂNCIA
Os
alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as
atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula.
VIII- AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da
professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no
decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será
observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento
alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos
durante as atividades propostas em sala de aula .
IX- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
· PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacional) de Arte. Secretaria de Ensino Fundamental, MEC, 1998.Fonte Canal Pedagógico
Nenhum comentário:
Postar um comentário