POEMAS
Objetivos
- Compreender o papel das rimas e jogos de palavras na construção dos sentidos do poema.
- Interpretar poemas, levando em consideração os efeitos gerados pelas palavras.
Conteúdo
- Leitura de poemas.
Ano
6º ano.
Tempo estimado
4 aulas.
Material necessário
- Lápis de cor;
- Aparelho de som;
- CD "A arca de Noé", de Vinícius de Moraes ;
- Letras das músicas "A casa", "O mosquito", "O Pato" e "As Abelhinhas"
- Cópia dos poemas "A Farmácia", de Pedro Bandeira "A Caminhada", de Sidônio Muralha
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua entre os alunos as cópias dos poemas "A Farmácia" e "A caminhada". Nessa etapa, o objetivo é chamar a atenção do aluno para dois aspectos da rima: a construção do ritmo de leitura e o jogo de palavras.
- Compreender o papel das rimas e jogos de palavras na construção dos sentidos do poema.
- Interpretar poemas, levando em consideração os efeitos gerados pelas palavras.
Conteúdo
- Leitura de poemas.
Ano
6º ano.
Tempo estimado
4 aulas.
Material necessário
- Lápis de cor;
- Aparelho de som;
- CD "A arca de Noé", de Vinícius de Moraes ;
- Letras das músicas "A casa", "O mosquito", "O Pato" e "As Abelhinhas"
- Cópia dos poemas "A Farmácia", de Pedro Bandeira "A Caminhada", de Sidônio Muralha
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua entre os alunos as cópias dos poemas "A Farmácia" e "A caminhada". Nessa etapa, o objetivo é chamar a atenção do aluno para dois aspectos da rima: a construção do ritmo de leitura e o jogo de palavras.
Leia os
dois poemas e pergunte qual dos dois permite uma leitura mais marcada e o que
possibilita isso. Em seguida, peça que os alunos identifiquem, com lápis
colorido, as palavras que rimam entre si. Logo após, abra uma discussão sobre o
jogo de palavras de alguns versos, tais como: "Nessa mata ninguém
mata" (a palavra "mata" tem o mesmo sentido nesse verso?),
"com duas patas de pata" (qual a diferença entre "patas" e
"pata").
Pergunte
aos alunos sobre a relação do título do poema com o verso "pata acolá,
pata aqui". Leve-os a perceber o jogo que o poeta faz com a palavra
"patinha", que ora é o membro inferior do animal ("seguida de
dez patinhas" - 2ª estrofe) e ora é o diminutivo feminino de pato ("e
cada patinha tem" - 3ª estrofe).
2ª etapa
Nessa etapa, o objetivo é levar o aluno a perceber, com clareza, como a rima e os jogos de palavras contribuem para a construção do sentido com base no ritmo que impõem à música.
2ª etapa
Nessa etapa, o objetivo é levar o aluno a perceber, com clareza, como a rima e os jogos de palavras contribuem para a construção do sentido com base no ritmo que impõem à música.
Distribua
a cópia da letra da música "O Pato". Antes de colocá-la para tocar,
pergunte quem já a conhece e permita que eles leiam a letra da música. Após a
audição, divida os alunos em dois grupos para que façam uma leitura - isso vai
deixar claro para eles a marcação rítmica.
Discuta o
comportamento do pato e as suas consequências. Logo após, pergunte à turma:
será que o ritmo do poema tem algo a ver com o pato e com o seu fim? Peça aos
alunos que destaquem as rimas da primeira estrofe. Pergunte que efeito essa
rima imprime na primeira estrofe (eles devem concluir que as palavras
reproduzem o ritmo do andar do pato).
Em
seguida, peça aos alunos que marquem, com lápis de cor, as demais rimas do
poema. Coloque a música mais uma vez e peça aos alunos que percebem como
Vinícius de Moraes (1913-1980) muda o tom e o ritmo da voz para indicar a
sequência de erros do pato (a causa) e seu final na panela (a consequência).
Eles devem concluir que as rimas construíram um ritmo que mostra o andar do
pato e sua sequência de erros. Faça um registro da conclusão no quadro.
3ª etapa
Exponha no quadro a letra da música "A Casa". Explique aos alunos que a atividade consiste em desconstruir as rimas. Cante a música com os alunos, peça que eles destaquem as rimas e abra uma breve discussão sobre os sentidos possíveis do poema: é uma casa real? Seria um poema para adultos ou para crianças? Peça para eles justificarem a escolha com base nas palavras usadas pelo autor.
Após essa
discussão, comece a reescrita do poema, retirando as rimas (por exemplo,
substituindo "nada" por "parede": era uma casa muito
engraçada - não tinha teto, não tinha parede). Feita toda a reescrita, peça que
os alunos cantem novamente e pergunte-lhes qual o impacto da troca das palavras
na sonoridade.
4ª etapa
Nessa fase, o objetivo é colocar o aluno em uma situação concreta de produção e de intepretação da rima. Exponha no quadro a letra da música "A Casa". Explique para os alunos que será feita, coletivamente, uma versão para a música com outro objeto, por exemplo, uma faca. Esclareça que devem manter o ritmo e as rimas da música original. Assim, caso a versão seja "A Faca", o início ficará como no exemplo abaixo:
A Faca
4ª etapa
Nessa fase, o objetivo é colocar o aluno em uma situação concreta de produção e de intepretação da rima. Exponha no quadro a letra da música "A Casa". Explique para os alunos que será feita, coletivamente, uma versão para a música com outro objeto, por exemplo, uma faca. Esclareça que devem manter o ritmo e as rimas da música original. Assim, caso a versão seja "A Faca", o início ficará como no exemplo abaixo:
A Faca
Era uma
faca
Sempre amolada
Cortava tudo
Ficava nada
Essa atividade é um bom momento para trabalhar a consciência rítmica e a escolha lexical para a construção da rima. A questão é mostrar ao aluno que não é só rimar, mas selecionar palavras que se harmonizem em som e sentido à proposta do poema. Terminada a versão, divida a turma em duplas e peça que façam outra versão da mesma música, mas com outro objeto. Em seguida, peça para cada dupla cantar ou declamar.
Avaliação
Distribua entre os alunos os poemas "O Mosquito" e "As Abelhinhas" e peça que façam uma análise levanto em consideração os efeitos gerados pelas rimas e pela escolha das palavras. O que se espera do aluno é que :
- Relacione o ritmo imposto pelas rimas aos sentidos do poema;
- Explique - com trechos do poema - os efeitos gerados pelas rimas;
- Identifique expressões e jogo de palavras que contribuam para a construção dos sentidos do poema.
Sempre amolada
Cortava tudo
Ficava nada
Essa atividade é um bom momento para trabalhar a consciência rítmica e a escolha lexical para a construção da rima. A questão é mostrar ao aluno que não é só rimar, mas selecionar palavras que se harmonizem em som e sentido à proposta do poema. Terminada a versão, divida a turma em duplas e peça que façam outra versão da mesma música, mas com outro objeto. Em seguida, peça para cada dupla cantar ou declamar.
Avaliação
Distribua entre os alunos os poemas "O Mosquito" e "As Abelhinhas" e peça que façam uma análise levanto em consideração os efeitos gerados pelas rimas e pela escolha das palavras. O que se espera do aluno é que :
- Relacione o ritmo imposto pelas rimas aos sentidos do poema;
- Explique - com trechos do poema - os efeitos gerados pelas rimas;
- Identifique expressões e jogo de palavras que contribuam para a construção dos sentidos do poema.
BOM TRABALHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário