Célia Brito
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Saber que o Português é o idioma oficial de vários países.
- Perceber que há diferenças de escrita, de significado e de pronúncia das palavras e expressões da língua nos vários locais onde o idioma é falado.
-Entender que a língua se modifica constantemente.
- Perceber que há diferenças de escrita, de significado e de pronúncia das palavras e expressões da língua nos vários locais onde o idioma é falado.
-Entender que a língua se modifica constantemente.
Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
O professor pode iniciar a aula brincando com os alunos,
perguntando se eles sabem falar português. Se disserem que sabem, pode
fazer algumas perguntas utilizando o português de Portugal, para ver se
eles entendem.
1-Você já andou com um azelha?
2-Você gosta de olhar montras?
3-Qual banda desenhada você- mais gosta?
4-Você tem alguma T-shirt?
5-Você está de peúgas?
6-Qual o rebuçado você mais gosta?
7--Quem você acha um turro?
8-Que tipo de sandes você mais gosta?
9-Você mora num bairro e lata?
10-Você fica muito contispado?
11-Você gosta de morango com natas?
12-A écran de sua televisão é de qual tamanho?
13-Os jogadores vão na próxima Copa com a camisola o Brasil?
14-Tem um frigorífero na sua casa?
15-Você tem hábito de atravessar na passadeira ?
As respostas estão no link abaixo. O professor pode utilizar as palavras da lista que achar apropriadas para a sua turma. http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm
Depois de conhecerem algumas palavras em português de Portugal, o professor pode perguntar a eles se sabem imitar o sotaque português e então os convida para cantar uma canção com o sotaque de português de Portugal.
Laboratório de Informática
Letra e música no link : http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm
Após cantarem, o professor pergunta em quais outros lugares do mundo se fala o português. O professor pede que os alunos pesquisem a resposta num site de busca da Internet, até chegarem a conclusão que o português é a língua oficial em oito países de quatro continentes: Angola ,Brasil , Cabo Verde ,Guiné Bissau, Moçambique, Portugal ,São Tomé e Príncipe e Timor Leste . http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.php
http://files.myopera.com/edilbertoneto/blog/a%20lingua%20portuguesa%20no%20mundo.jpg
Depois dos alunos descobrirem os países, o professor deve mostrar a localização deles no mapa e solicitar que pesquisem/desenhem e pintem as bandeiras destes lugares, tentando fazer uma composição , como no exemplo os links abaixo.
Após terminada a tarefa das bandeiras, o professor deve pedir que os alunos apresentem seus trabalhos para a turma e depois coloquem no mural.
Para finalizar a aula de forma descontraída, o professor convida a turma para brincar num Site de Português de Portugal , que têm histórias, passatempos,jogos etc http://www.sitiodosmiudos.pt/810/default1.asp
1-Você já andou com um azelha?
2-Você gosta de olhar montras?
3-Qual banda desenhada você- mais gosta?
4-Você tem alguma T-shirt?
5-Você está de peúgas?
6-Qual o rebuçado você mais gosta?
7--Quem você acha um turro?
8-Que tipo de sandes você mais gosta?
9-Você mora num bairro e lata?
10-Você fica muito contispado?
11-Você gosta de morango com natas?
12-A écran de sua televisão é de qual tamanho?
13-Os jogadores vão na próxima Copa com a camisola o Brasil?
14-Tem um frigorífero na sua casa?
15-Você tem hábito de atravessar na passadeira ?
As respostas estão no link abaixo. O professor pode utilizar as palavras da lista que achar apropriadas para a sua turma. http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm
Depois de conhecerem algumas palavras em português de Portugal, o professor pode perguntar a eles se sabem imitar o sotaque português e então os convida para cantar uma canção com o sotaque de português de Portugal.
Laboratório de Informática
Letra e música no link : http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm
Após cantarem, o professor pergunta em quais outros lugares do mundo se fala o português. O professor pede que os alunos pesquisem a resposta num site de busca da Internet, até chegarem a conclusão que o português é a língua oficial em oito países de quatro continentes: Angola ,Brasil , Cabo Verde ,Guiné Bissau, Moçambique, Portugal ,São Tomé e Príncipe e Timor Leste . http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.php
http://files.myopera.com/edilbertoneto/blog/a%20lingua%20portuguesa%20no%20mundo.jpg
Depois dos alunos descobrirem os países, o professor deve mostrar a localização deles no mapa e solicitar que pesquisem/desenhem e pintem as bandeiras destes lugares, tentando fazer uma composição , como no exemplo os links abaixo.
Após terminada a tarefa das bandeiras, o professor deve pedir que os alunos apresentem seus trabalhos para a turma e depois coloquem no mural.
Para finalizar a aula de forma descontraída, o professor convida a turma para brincar num Site de Português de Portugal , que têm histórias, passatempos,jogos etc http://www.sitiodosmiudos.pt/810/default1.asp
Avaliação
A avaliação oral será realizada durante toda a aula,
levando em consideração se os alunos conseguem concluir as suas tarefas
dentro do tempo combinado e de forma satisfatória. Será observado também
o respeito as normas a sala e aula e do laboratório e informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário