sábado, 26 de abril de 2014

Denise Leipziger
imagem do usuário
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Célia Brito
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
   - Saber que o Português é o idioma oficial de vários países.
    - Perceber que há diferenças de escrita, de significado e de pronúncia das palavras e expressões da língua nos vários locais onde o idioma é falado.
    -Entender que a língua se modifica constantemente.
Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
O professor pode iniciar a aula brincando com os alunos, perguntando se eles sabem falar português. Se disserem que sabem, pode fazer algumas perguntas utilizando o português de Portugal, para ver se eles entendem.
1-Você  já andou com um azelha?
2-Você gosta de olhar montras?
 3-Qual banda desenhada você- mais gosta?
 4-Você  tem alguma T-shirt?
5-Você está de peúgas?
6-Qual o rebuçado você mais gosta?
7--Quem você acha um turro?
 8-Que tipo de sandes você mais gosta?
9-Você mora num bairro e lata?
 10-Você fica muito contispado?
11-Você gosta de morango com natas?
12-A écran de sua televisão é de qual tamanho?
 13-Os jogadores vão na próxima Copa com a camisola o Brasil?
 14-Tem um frigorífero na sua casa?
15-Você tem hábito de atravessar na passadeira ?
  As respostas estão no link abaixo. O professor pode utilizar as palavras da lista que achar apropriadas para a sua turma.  http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm  
Depois de conhecerem algumas palavras  em português de Portugal, o professor pode perguntar a eles se sabem imitar o sotaque português e então os convida para cantar uma canção com o sotaque de português de Portugal.
 Laboratório de Informática
Letra e música no link :  http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm 
Após cantarem, o professor pergunta em quais outros lugares do mundo se fala o português. O professor pede que os alunos pesquisem a resposta num site de busca da Internet, até chegarem a conclusão que o português é a língua oficial em oito países de quatro continentes: Angola ,Brasil , Cabo Verde ,Guiné Bissau, Moçambique, Portugal ,São Tomé e Príncipe e Timor Leste . http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.php  


http://files.myopera.com/edilbertoneto/blog/a%20lingua%20portuguesa%20no%20mundo.jpg
Depois dos alunos descobrirem os países, o professor deve mostrar a localização deles no mapa e solicitar que pesquisem/desenhem e pintem as bandeiras destes lugares, tentando fazer uma composição , como no exemplo os links abaixo.




Após terminada a tarefa das bandeiras, o professor deve pedir que os alunos apresentem seus trabalhos para a turma e depois coloquem no mural.
Para finalizar a aula de forma descontraída, o professor convida a turma para brincar num Site de Português de Portugal , que têm histórias, passatempos,jogos etc http://www.sitiodosmiudos.pt/810/default1.asp


Avaliação
A avaliação oral será realizada durante toda a aula, levando em consideração se os alunos conseguem concluir as suas tarefas dentro do tempo combinado e de forma satisfatória. Será observado também o respeito as normas a sala e aula e do laboratório e informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário