terça-feira, 26 de março de 2013


PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: A leitura faz a diferença


-->

TURMA: Maternal II                                   
ÁREAS DE CONHECIMENTOS : Linguagem Oral, Linguagem  Musical,  Linguagem Plástica, Natureza e Sociedade.  
I-                   JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade levar os alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.  
Optei pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
II-                OBJETIVO GERAL
Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
III-             OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar os alunos à:
·         Conhecer o significado de “Páscoa”;
·         Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
·         Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.
·         Identificar semelhanças entre símbolos da páscoa em relação a forma e tamanho;
·         Conhecer as cores utilizando os símbolos da Páscoa;
·         Vivenciar personagens através de contos da Páscoa;
·         Expressar -se e comunicar-se com o seu corpo através de cantigas e brincadeiras relacionado com o tema Páscoa”.
IV-             METODOLOGIA UTILIZADA
Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção  de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.
V-                RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.
VI-             DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis)
Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
Serão desenvolvidas várias atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: com os alunos tais como: colagem, pintura, cantigas, contos, brincadeiras etc.
VII-          CULMINÂNCIA
Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula.
VIII-       AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .
IX-             REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·         PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacional) de Arte. Secretaria de Ensino Fundamental, MEC, 1998.
Fonte Canal Pedagógico

Exaltação ao Nordeste

Eita,Nordeste da peste,
Mesmo com toda sêca
Abandono e solidão,
Talvez pouca gente perceba
Que teu mapa aproximado
Tem forma de coração.
E se dizem que temos pobreza
E atribuem à natureza,
Contra isso,eu digo não.
Na verdade temos fartura
Do petróleo ao algodão.
Isso prova que temos riqueza
Embaixo e em cima do chão.
Procure por aí a fora
"Cabra" que acorda antes da aurora
E da enxada lança mão.
Procure mulher com dez filhos
Que quando a palma não alimenta
Bebem leite de jumenta
E nenhum dá pra ladrão
Procure por aí a fora
Quem melhor que a gente canta,
Quem melhor que a gente dança
Xote,xaxado e baião.
Procure no mundo uma cidade
Com a beleza e a claridade
Do luar do meu sertão.
Luiz Gonzaga de Moura

Da seca e da copa:

Tem coisa mais sem noção
Que o agir dos governantes?
Subjugar semelhantes
Nesta seca do sertão?
E ainda encontrar razão
Pra existência do sol
Queimar todo o arrebol
Enquanto deitam na 'rede'..
Nós vamos morrer de sede,
Só pra jogar futebol?

Pedro Torres

Como manter um peso saudável!




Não é só na frente do espelho que você fica bem quando mantém um peso saudável. A sua saúde também agradece. Entre outros benefícios, você reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol alto, além de ter muito mais disposição para suas atividades diárias.


O primeiro passo para atingir o peso ideal é mudar alguns hábitos alimentares, lembrando que é importante fazer isso de forma gradual, assim fica mais fácil mantê-lo depois. Com paciência e persistência, você chega lá. Veja aqui algumas dicas que vão fazer a diferença na sua qualidade de vida e na manutenção de um peso saudável:
  • Inclua mais frutas no seu dia a dia, na sobremesa ou entre uma refeição e outra, para matar a fome. Sempre que possível não tire a casca nem o bagaço, que são ricos em fibras e colaboram para a sensação de saciedade.
  • Pratique seu exercício físico preferido nas horas vagas e mantenha-se sempre ativo. 
  • Hidrate-se. Não espere sentir sede para beber água. Quando ela aparece, é sinal de que seu corpo já está levemente desidratado.
  • Invista nas cores. Quanto mais colorido ficar seu prato, maior a variedade de nutrientes diferentes nele, o que é ótimo para a sua saúde.
  • Faça um lanchinho (frutas, iogurtes, biscoitos, pães) entre as refeições, para controlar a fome e não exagerar no almoço ou no jantar. Além disso, comer várias vezes por dia acelera seu metabolismo e ajuda a manter o peso. 
  • Todos os tipos de alimentos têm nutrientes importantes para uma alimentação saudável. Por isso, ao invés de proibir alimentos, equilibre suas refeições balanceando a frequência e a quantidade de cada um deles na sua rotina.
  • Manter sempre uma atitude positiva aumenta sua disposição para se exercitar e fazer as mudanças que quer para a sua vida. 

                                               Grande demais!



Vi o fantasma da seca
Ser transportado numa rede
Vi o açude secando
Com três rachões na parede
E as abelhas no velório
Da flor que morreu de sede.

( João Paraibano)
Os alimentos ricos em fibras são essencialmente os alimentos de origem vegetal como as frutas, cereais e os legumes.

Frutas ricas em fibras

  •  mamão, pêra, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva-passa, figo e damasco.

Outros alimentos ricos em fibras

  • Verduras: alface, couve e rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo;
  • Legumes: abóbora, cenoura e beterraba;
  • Cereais: Gérmen de trigo, aveia, granola;
  • Pão integral, barra de cereais, bolachas com fibras;
  • Feijão, grão de bico, fava e lentilha.
Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Moraes