quinta-feira, 23 de maio de 2013

Solidão  aderiu ao PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 


A Prefeitura de Solidão, por meio da Secretaria de Educação, aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Profissionais da Educação Municipal participaram do 1º Encontro de Formação de professores realizado dia 09  de maio do ano em curso na Secretaria de Educação deste município..
 
A adesão dos professores do 1º a 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Solidão ocorreu por meio da inscrição e cadastramento no curso de formação.
 
O curso é de 120 horas e será ministrado pelo Orientador de Estudo, Professor Gustavo Cesar Barros Amaral e acompanhado pela Coordenadora Local do Pacto Professora Marcia Assunção. Todos terão o certificado da UFPE
 
Instituído pelo Ministério da Educação (MEC), o Pacto é um compromisso assumido pelos governos federal, estaduais e municipais para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
 
PACTO NACIONAL
O Governo Federal criou um amplo pacto entre governantes, educadores, pais e toda a sociedade, e vai garantir aos estados e municípios recursos e instrumentos para que as crianças sejam alfabetizadas até o final do 3o ano do ensino fundamental. Além da formação de professores.
O município de Solidão cadastrou no Pacto 16 professores.
                                           MARIA   EUGENIA 



                   

 
 
MARIA BENIGNA BORGENS DE ALMEIDA



 
ANA MARIA DE BRITO BARRO



 
VANDERLEA DA SILVA SENA



 
MARIA JOSE MARQUES DE LIMA



 
SONIA LUCIENE FERREIRA LIMA DE SOUZA



 
ROSILENE MARQUES DOS SANTOS



 
ADRIANA BATISTA DO NASCIMENTO



 
JOSELMA OLIVEIRA DE ALMEIDA



 
MARIA LUCINEIDE DA SILVA DIAS



 
ROSIMERE SOARES DA SILVA BRITO



 
ILDINETE ALVES DA SILVA



 
ELBA MAISA MARQUES NOBRE



 
CLEBIA TAMIRES RODRIGUES RAMOS



 
GEANE RAMOS LIMA



 
JOCELINA MARIA DE OLIVEIRA SILVA



terça-feira, 21 de maio de 2013



O Pronome Relativo Quem


Este pronome substitui um substantivo que representa uma pessoa, evitando sua repetição. Somente deve ser utilizado antecedido de preposição, inclusive quando funcionar como objeto direto, tendo a anteposição da prep. a e passando a ser chamado de objeto direto preposicionado. Por exemplo na oração A garota que conheci está em minha sala, o pronome que funciona como objeto direto. Substituindo pelo quem, teremos
A garota a quem conheci ontem está em minha sala.


Há apenas uma possibilidade de ele não ser precedido de preposição: quando funcionar como sujeito. Isso só ocorrerá, quando tiver o mesmo valor de o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que, ou seja, quando puder ser substituído por pronome demonstrativo (o, a, os, as, aquele, aquela, aqueles, aquelas) mais o pronome relativo que. Por exemplo Foi ele quem me disse a verdade = Foi ele o que me disse a verdade. Nesses casos o pronome quem será Pronome Relativo Indefinido.

Na montagem do período, deveremos colocá-lo imediatamente após o substantivo repetido, que passará a ser chamado de elemento antecedente.

Por exemplo nas orações Este é o artista. Eu me referi ao artista ontem. há o substantivo artista repetido. Poderemos usar o pronome relativo quem e, assim, evitar sua repetição. O pronome será colocado após o substantivo. Então teremos Este é o artista quem ... esse quem está no lugar da palavra artista da outra oração, portanto agora terminaremos a outra oração ... eu me referi ontem, ficando Este é o artista quem me referi ontem. Como o verbo referir-se exige a preposição a, ela será colocada antes do pronome relativo. Então teremos
Este é o artista a quem me referi ontem.


Não poderemos iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que.

Outros exemplos:

01) Encontrei o garoto. Você estava procurando o garoto.
•    Substantivo repetido = garoto
•    Colocação do pronome após o substantivo = Encontrei o garoto que ...
•    Restante da outra oração = ... você estava procurando.
•    Junção de tudo = Encontrei o garoto quem você estava procurando. Como o verbo procurar é verbo transitivo direto, o pronome quem funciona como objeto direto. Então deveremos antepor a prep. a ao pronome relativo, ficando com objeto direto preposicionado.
Encontrei o garoto a quem você estava procurando.


Começando pela outra oração:
•    Colocação do pronome após o substantivo = Você estava procurando o garoto quem ...
•    Restante da outra oração = ... encontrei
•    Junção de tudo = Você estava procurando o garoto quem encontrei. Novamente objeto direto preposicionado:
Você estava procurando o garoto a quem encontrei.


02) Aquele é o homem. Eu lhe falei do homem.
•    Substantivo repetido = homem
•    Colocação do pronome após o substantivo = Aquele é o homem quem ...
•    Restante da outra oração = ... lhe falei.
•    Junção de tudo = Aquele é o homem quem lhe falei. Como o verbo falar está sendo usado com a prep. de, deveremos antepô-la ao pronome relativo, ficando
Aquele é o homem de quem lhe falei.


Não se esqueça disto: O pronome relativo quem somente deve ser utilizado antecedido de preposição; Quando for objeto direto, será antecedido da prep. a, transformando-se em objeto direto preposicionado;

Somente funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, os que, a que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que aquelas que.


O Pronome Relativo Qual


Este pronome tem o mesmo valor de que e de quem.

É sempre antecedido de artigo, que concorda com o elemento antecedente, ficando o qual, a qual, os quais, as quais.

Se a preposição que anteceder o pronome relativo possuir duas ou mais sílabas, só poderemos usar o pronome qual, e não que ou quem. O mesmo ocorre com as preposições com e sem. Então só se pode dizer O juiz perante o qual testemunhei. Os assuntos sobre os quais conversamos.

Outro exemplo:
Meu irmão comprou o restaurante. O restaurante fica na Higienópolis.
•    Substantivo repetido = restaurante
•    Colocação do pronome após o substantivo = Meu irmão comprou o restaurante que ...
•    Restante da outra oração = ... fica na Higienópolis.
•    Junção de tudo = Meu irmão comprou o restaurante que fica na Higienópolis. ou Meu irmão comprou o restaurante o qual fica na Higienópolis.
Começando pela outra oração:
•    Colocação do pronome após o substantivo = O restaurante que ...
•    Restante da outra oração = ... meu irmão comprou ...
•    Finalização da oração que se havia iniciado = ... fica na Higienópolis.
•    Junção de tudo = O restaurante que meu irmão comprou fica na Higienópolis. ou O restaurante o qual meu irmão comprou fica na Higienópolis.


O Pronome Relativo Onde

Este pronome tem o mesmo valor de em que.

Sempre indica lugar, por isso funciona sintaticamente como Adjunto Adverbial de Lugar.

Se a preposição em for substituída pela prep. a ou pela prep. de, substituiremos onde por aonde e donde, respectivamente. Por exemplo O sítio aonde fui é aprazível. A cidade donde vim fica longe.

Será Pronome Relativo Indefinido, quando puder ser subtituído por O lugar em que. Por exemplo na frase Eu nasci onde você nasceu. = Eu nasci no lugar em que você nasceu.

Outro exemplo:
Eu conheço a cidade. Sua sobrinha mora na cidade.

•    Substantivo repetido = cidade
•    Colocação do pronome após o substantivo = Eu conheço a cidade que...
•    Restante da outra oração = ... sua sobrinha mora.
•    Junção de tudo = Eu conheço a cidade que sua sobrinha mora. Porém o verbo morar exige a prep. em, pois quem mora, mora em algum lugar. Então Eu conheço a cidade em que sua sobrinha mora. ou Eu conheço a cidade na qual sua sobrinha mora. ou ainda Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.


O Pronome Relativo Quanto

Este pronome é sempre antecedido de tudo, todos ou todas, concordando com esses elementos - quanto, quantos, quantas.

Exemplo:

Fale tudo quanto quiser falar. Traga todos quantos quiser trazer. Beba todas quantas quiser beber.
--

VALE APENA LER....

Conjugação do Verbo Amar

Morfologia do Verbo Amar: regular.
Semântica do Verbo Amar: verbo intransitivo e transitivo.

Conjugação de todos os tempos e modos do verbo amar:

Indicativo do verbo amar

Presente do Indicativo
eu amo
tu amas
ele ama
nós amamos
vós amais
eles amam
Pretérito Perfeito do Indicativo
eu amei
tu amaste
ele amou
nós amamos
vós amastes
eles amaram
Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu amava
tu amavas
ele amava
nós amávamos
vós amáveis
eles amavam
Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo
eu amara
tu amaras
ele amara
nós amáramos
vós amáreis
eles amaram
Futuro do Presente do Indicativo
eu amarei
tu amarás
ele amará
nós amaremos
vós amareis
eles amarão
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu amaria
tu amarias
ele amaria
nós amaríamos
vós amaríeis
eles amariam
Mais-que-perfeito Composto do Indicativo
eu tinha amado
tu tinhas amado
ele tinha amado
nós tínhamos amado
vós tínheis amado
eles tinham amado

Gerúndio do verbo amar

amando

Subjuntivo do verbo amar

Presente do Subjuntivo
que eu ame
que tu ames
que ele ame
que nós amemos
que vós ameis
que eles amem
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
se eu amasse
se tu amasses
se ele amasse
se nós amássemos
se vós amásseis
se eles amassem
Futuro do Subjuntivo
quando eu amar
quando tu amares
quando ele amar
quando nós amarmos
quando vós amardes
quando eles amarem

Imperativo do verbo amar

Imperativo Afirmativo
--
ama tu
ame ele
amemos nós
amai vós
amem eles
Imperativo Negativo
--
não ames tu
não ame ele
não amemos nós
não ameis vós
não amem eles

Infinitivo do verbo amar

Infinitivo Pessoal
por amar eu
por amares tu
por amar ele
por amarmos nós
por amardes vós
por amarem eles

www.conjugação.com.br

domingo, 19 de maio de 2013

Poetizando...


Os quatro professores

Conversavam com tons de desenganos
Quatro bons e eternos professores,
Comungavam no grupo os dissabores
Que colheram durante longos anos.
O primeiro dizia estou sem planos,
O segundo dizia eu sinto dores,
Os meus olhos já não enxergam cores,
Minha voz foi perdida pelos danos.
O terceiro mais triste que os demais
Suspirando disse: eu não posso mais
Vou tentar me livrar da profissão.
Já o quarto movido de esperanças
Disse eu devo educar estas crianças
Pra cuidarem melhor desta nação.
           Elenilda Amaral
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Sobral

sábado, 18 de maio de 2013

1ª CAMINHADA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO INFANTIL EM SOLIDÃO-PE


  Muitos estudantes de 6 escolas públicas de Solidão participaram nesta sexta, 17 de maio, da atividade que marcou a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
 A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, chegou ao fim nesta sexta-feira (17), com uma passeata em protesto contra os casos verificados ao longo dos anos na região nordeste. A mobilização reuniu cerca de 400 pessoas, entre crianças, adolescentes e entidades civis que atuam na rede de proteção a meninos e meninas no município.
Todas  as faixas expostas no movimento alertavam, principalmente, para a necessidade de denunciar casos de violência através do Disque 100.
                         ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO GOMES DE SOUZA


quarta-feira, 15 de maio de 2013

PROFESSORES ALFABETIZADORES DO MUNICÍPIO DE SOLIDÃO UNIDOS NO GRANDE PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA




O poeta Patativa do Assaré canta a fome e a miséria do povo da caatinga e do agreste, permitindo-lhes sonhar e se encantar.

“De noite tu vives na tua palhoça,

de dia na roça de enxada na mão.

Julgando que Deus é um Pai vingativo,

não vês o motivo da tua pressão.


Tu és nesta vida um fiel penitente,

um pobre inocente no banco do réu.

Caboclo não guarde contigo essa crença,

a tua sentença não parte do Céu”