terça-feira, 10 de junho de 2014
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
POESIA
Uma estratégia de ensino a favor do
desenvolvimento de habilidades e competências.
O trabalho de alfabetização e letramento, no Ciclo de
Alfabetização, deverá ser realizado com o objetivo de
desenvolver os cinco eixos temáticos:
1- Compreensão e Valorização da Cultura Escrita;
2- Apropriação do Sistema de Escrita;
3- Leitura;
4- Produção Escrita;
5- Desenvolvimento da Oralidade.
Objetivos
• Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a
característica e função social do gênero;
• Ativar os conhecimentos prévios dos alunos, possibilitando a manifestação de idéias e
experiências, através da oralidade;
• Estimular a leitura autônoma e prazerosa, partindo de um gênero textual capaz de despertar
a sensibilidade e as emoções;
• Desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e reescrita de textos, dentro
de um contexto significativo.
Justificativa
Atualmente, a prática da leitura de poesia está um pouco esquecida nas escolas e, cabe a nós,
educadores, descobrir formas de familiarizar e aproximar as crianças e jovens deste gênero textual.
Esta proposta, além de promover o desenvolvimento de várias habilidades, irá deflagrar na criança
o encantamento, a inspiração, a capacidade de maravilhar-se num jogo de sons e ritmos, investindo
na formação de leitores críticos e construtores de significados.
Por todos estes motivos e tantos outros é que a poesia deve ser trabalhada em sala de aula, cabendo
ao professor abrir os portais deste mundo encantador, deixando seus alunos entusiasmados,
fascinados, deslumbrados, apaixonados, sedentos e ávidos por novas leituras.
POESIA
Uma estratégia de ensino a favor do
desenvolvimento de habilidades e competências.
O trabalho de alfabetização e letramento, no Ciclo de
Alfabetização, deverá ser realizado com o objetivo de
desenvolver os cinco eixos temáticos:
1- Compreensão e Valorização da Cultura Escrita;
2- Apropriação do Sistema de Escrita;
3- Leitura;
4- Produção Escrita;
5- Desenvolvimento da Oralidade.
Objetivos
• Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a
característica e função social do gênero;
• Ativar os conhecimentos prévios dos alunos, possibilitando a manifestação de idéias e
experiências, através da oralidade;
• Estimular a leitura autônoma e prazerosa, partindo de um gênero textual capaz de despertar
a sensibilidade e as emoções;
• Desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e reescrita de textos, dentro
de um contexto significativo.
Justificativa
Atualmente, a prática da leitura de poesia está um pouco esquecida nas escolas e, cabe a nós,
educadores, descobrir formas de familiarizar e aproximar as crianças e jovens deste gênero textual.
Esta proposta, além de promover o desenvolvimento de várias habilidades, irá deflagrar na criança
o encantamento, a inspiração, a capacidade de maravilhar-se num jogo de sons e ritmos, investindo
na formação de leitores críticos e construtores de significados.
Por todos estes motivos e tantos outros é que a poesia deve ser trabalhada em sala de aula, cabendo
ao professor abrir os portais deste mundo encantador, deixando seus alunos entusiasmados,
fascinados, deslumbrados, apaixonados, sedentos e ávidos por novas leituras.
sexta-feira, 6 de junho de 2014
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Valdeneide Alves Valdinho Torres adicionou 4 novas fotos.
15 h ·
Escola Manoel Marques de Oliveira em clima de COPA!
terça-feira, 3 de junho de 2014
SUCO PARA EMAGRECER....
Ingredientes
1 colher de sopa de açaí2 fatias de melancia, cortadas em cubos e sem sementes
Suco coado de um limão
1 colher de chá de gengibre
1 colher de chá de linhaça triturada
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificadorPasse na peneira e serva com gelo
Ao contrário do senso comum, o açaí não tem nada de calórico – 100g tem aproximadamente 65 kcal (o mesmo que uma maçã). O que compromete são os alimentos que são acrescentados, como o xarope de guaraná.
Já a a melancia, com mais de 90% de água, entra para hidratar e limpar o organismo, fazendo os rins trabalharem melhor. Tem também vitaminas, minerais e as nossas amigas, as fibras, que aumentam a saciedade – o que nos faz comer menos! E o gengibre, que é ingrediente secreto na luta contra o peso. Considerado um termogênico, ele ajuda a acelerar o metabolismo, o que aumenta a queima de calorias e contribui para eliminar a gordura em excesso.
Espaço da poesia
Balanço
Só queria parar tudo que sinto
Pra fechar um balanço do meu ser
Pra parar de viver o ter não ter,
Delirando a doses de absinto.
Só queria parar tudo que sinto
Pra fechar um balanço do meu ser
Pra parar de viver o ter não ter,
Delirando a doses de absinto.
Pra saber por que minto, minto, minto!
Porque olho o espelho sem me ver
E porque furta-cor em meu viver
Se eu vejo o que olho em tom tinto.
Talvez seja o olhar visto pra fora
Porque ver sem querer, muito demora,
Entender os percalços da estrada;
Quem não olha para dentro ignora
Já que a vida, na vida é a senhora,
Que define aonde vai à caminhada.
Wellington Rocha
Porque olho o espelho sem me ver
E porque furta-cor em meu viver
Se eu vejo o que olho em tom tinto.
Talvez seja o olhar visto pra fora
Porque ver sem querer, muito demora,
Entender os percalços da estrada;
Quem não olha para dentro ignora
Já que a vida, na vida é a senhora,
Que define aonde vai à caminhada.
Wellington Rocha
Assinar:
Postagens (Atom)