sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CARNAVAL EDUCA FOLIA DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ GONÇALVES DO NASCIMENTO 28 DE FEVEREIRO DE 2014

Foto de Dilma Lúcia Barros.
Reunião de Pais da Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento com o Sargento Sergio com a Implantação do Programa Proerd em nossa Escola nas turmas do 1º ao 9° ano.

Boa chuva em cidades do Pajeú.

Imagem ilustrativa - acervo Jornal Tabira

Choveu ontem a tarde em vários municípios do Pajeú. No Médio Pajeú, cidades como Ingazeira, Tabira, Afogados da Ingazeira e Iguaraci registraram boas precipitações. Em Afogados, choveu bem por mais de uma hora somando 42 mm de acordo com infrações do IPA. A água encheu alguns pequenos açudes e barreiros na zona rural do município e alagou algumas áreas da sede. No Baixo Pajeú, choveu também na maior cidade da região, Serra Talhada. Cidades como Flores e Calumbi também registraram chuvas. No Alto Pajeú não houve precipitações tão grandes, mas choveu em áreas isoladas. Em São José do Egito, até o início da noite, apenas uma chuva fina caiu na cidade. Mas não há motivo para desânimo pelo menos pelas previsões. Poderemos ter carnaval com chuva em algumas áreas, segundo agências como o Climatempo.

Por Anchieta Santos.

REFORÇO DE TIA MÁRCIA






quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SUGESTÕES DE ATIVIDADES



AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
5º ANO
Aluno (a): _____________________________
Escola: _______________________________
Data: ___/___/___
1º-  Leia com atenção o texto a seguir e responda:
A escola do Marcelo
            A minha escola, quer dizer, a escola não é minha, mas é a escola onde eu estudo, fica perto da minha casa. Eu, o Cata, o Beto e a Aninha vamos juntos para a escola. A  Aninha ainda está no pré. Eu e o Cata estamos no 4º ano. Nossa professora chama-se Márcia. Na escola a gente vai aprender. Mas, principalmente, a gente vai para aprender a pensar.                                                                          (Ruth Rocha, do livro A escola do Marcelo)
a)    Qual o titulo do texto?_______________________________________
b)    Quem é o autor do texto?_______________________________________
c)    Quais são os personagens do texto? ____________________________________________
d)    Qual tema do texto? ____________________________________________
____________________________________________
e)    A escola do Marcelo fica longe da casa dele? E a sua fica perto ou longe de sua casa? ____________________________________________
2º- Leia o conto e responda:
Continhohttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhmKcWsDvC_erEKclRZXBJbSOG_unydDYr7eUcr0ya94jx9A7w1MrW3MdJ8z6ClzG5GdgYm_D3qQoM3VCN5IR-_3UL-30ZyC2nEHLcdrxgGXehaoGKAUCbsDdteShlcn41T91DTBAzEeih/s320/menino%2520e%2520coelho.jpg

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada? — Ela não vai não: nós é que vamos nela.— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
A-) Podemos dizer que o texto possui gênero:
(    ) poético
(    ) instrucional
(   ) humorístico
(   ) dicionário

B) Há traço de humor no trecho:

(    ) “Era uma vez um menino triste, magro”.

 (    ) “ele estava sentado na poeira do caminho”.

(    ) “quando passou um vigário”.

(    ) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.

C) O que quer dizer a expressão ”Na soalheira danada de meio-dia,...”____________________________________________________________­­­­­­­­_______________________

D) Reescreva a frase passando as palavras em destaque para o aumentativo: “Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

3º- Leia o texto abaixo.                             
O príncipe sapo
Uma feiticeira muito má transformou um belo príncipe num sapo, só o beijo de uma princesa desmancharia o feitiço.
Um dia, uma linda princesa chegou perto da lagoa em que o príncipe morava. Cheio de esperança de ficar livre do feitiço, ele lhe pediu um beijo. Como ela era muito boa, venceu o nojo e, sem saber de nada, atendeu ao pedido do sapo: deu-lhe um beijo. Imediatamente o sapo voltou a ser príncipe, casou-se com a princesa e foram felizes para  sempre.

MARQUE COM X A RESPOSTA CERTA:

O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?
A) O beijo da princesa.
B) O feitiço da feiticeira.
C) O nojo da princesa.
D) O pedido do sapo.

4º- Retire todos os verbos que aparecem no texto:
____________________________________________________________________________________________________________________________________
5º- Reescreva os adjetivos que você conseguir identificar no texto:_______________________________________
6º- Separe as palavras corretamente:
Passarinhos:____________________      
Terreiro:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________
Feiticeira: ­­­­­­­­­­______________________      Imediatamente:_________________
Desmancharia:__________________       Feitiço:________________________
7º-  Observe as palavras abaixo e reescreva somente as que estiverem escritas corretamente:

a-        Amisade ___________________
b-      Carroça ___________________
c-      Aneu _____________________
d-     Camisa ___________________
e-      Cachorro _________________
f-       Caxorro __________________
g-      Anel  ____________________
h-      Amizade _________________
i-        Problema __________________
j-        Busina ____________________
k-      Buzina __________________
l-        Enpate ___________________

8º- Reescreva as palavras no plural:  
a-      Amigo:______________
b-      Terreno:____________
c-      Escola:_____________
d-     Bolsa:______________
9º - Leia o trecho abaixo e marque com x a alternativa certa:

“Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço.
– Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.”
Agora responda:
Quem traz problemas para casa? “– Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.”

a) o narrador.
b) a mãe.
c) Chico.
d) o gatinho.

 Leia novamente o trecho:

O trecho destacado no período acima significa:
a) mais uma boca para comer em casa.
b) mais sofrimento com o abandono de animais.
c) mais preocupação para a mãe de Chico.
d) mais um animal perigoso para cuidar em casa.

9º- VEJA A CENA ABAIXO E PRODUZA UM PEQUENO TEXTO:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSgXk6iO6sIjedmOJ9Npt36kYw_pSi8eMOPugfbGysr331ZjmH05nco8NxJuvueHXxs-4nMTwgn58xd5ipzm-oOGp8HliVVuXSUC37kqMEChx2xsNcKYFYGlV1vJGimwDvvoLli9uMxmk/s200/crian%C3%A7as+brincando.jpg

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
No deserto escaldante onde andei
Cada passo marcado na areia
Fez pulsar o meu sangue em cada veia
Pra ascender cada passo que apaguei
As lições do passado eu resgatei
Aprendendo com o riso e o magoar
Aprendi no durar do caminhar
Que não devo envultar-me num menino
Desprovido, virei um Pelegrino,
Pra poder ir chorar em frente ao mar.

Wellington Rocha

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014