quinta-feira, 19 de junho de 2014

ARRAIAL DA ESCOLA JOSÉ ALVES PARABÉNS A TODA ESCOLA

Vanilza Batista parabéns pela belíssima apresentação de sua escola participando do Arraial da Escola José Alves. LINDO.
  • Marcia Assunção Jesus
Após o empate com o México. ..hihih

segunda-feira, 16 de junho de 2014

ARRAIAL DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ALVES IRMÃO

VOCÊ NÃO PODE PERDER NESTA QUARTA FEIRA 18, A PARTIR DAS 16:00h NO SÍTIO JARDIM.

DICAS.......

Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. A atividade lúdica também é conhecida como brincadeira.
Sumariamente teríamos as seguintes caracteristicas sobre elas: - são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas; - são atividades que não visam a competição como objetivo principal, e mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa; - existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.
Desde os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes. As brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação. Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e favorecem em testes cognitivos.
No contexto da Educação Física, as atividades lúdicas consistem em [exercícios] físicos sadios e intensos. Os professores consideram que tais atividades propiciam desafogo de dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo entre outras coisas a auto-estima e a segurança (1)
Na Educação Infantil, as atividades lúdicas são mais empregadas no apredizado das crianças de 0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais (papai e mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora e de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.
A brincadeira é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.

Atividade lúdica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante.
Crianças brincando
Sumariamente teríamos as seguintes características sobre elas:
  • são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas;
  • são atividades que não visam a competição como objetivo principal, mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa;
  • existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.
Desde os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes. As brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação. Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e favorecem em testes cognitivos.
No contexto da Educação Física, as atividades lúdicas consistem em exercícios físicos sadios e intensos. Os professores consideram que tais atividades propiciam desafogo de dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo entre outras coisas a autoestima e a segurança1 .
Atividades lúdicas em sala
Na educação infantil, as atividades lúdicas são mais empregadas no aprendizado das crianças de 0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais (papai e mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora e de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.
A brincadeira é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.

Referências

  1. Ir para cima REZENDE, J.A; em Atividades lúdicas selecionadas na terapêutica da Ansiedade para Deficientes Auditivos - (Tese de Mestrado - 2010)

terça-feira, 10 de junho de 2014

3º ENCONTRO DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 2014 - UNIDADE II


O encontro aconteceu neste dia 07 de junho das 8:00 as 17:00h na Secretaria Municipal de Educação






SEQUÊNCIA DIDÁTICA
POESIA
Uma estratégia de ensino a favor do
desenvolvimento de habilidades e competências.
O trabalho de alfabetização e letramento, no Ciclo de
Alfabetização, deverá ser realizado com o objetivo de
desenvolver os cinco eixos temáticos:
1- Compreensão e Valorização da Cultura Escrita;
2- Apropriação do Sistema de Escrita;
3- Leitura;
4- Produção Escrita;
5- Desenvolvimento da Oralidade.

Objetivos

• Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a
característica e função social do gênero;
• Ativar os conhecimentos prévios dos alunos, possibilitando a manifestação de idéias e
experiências, através da oralidade;
• Estimular a leitura autônoma e prazerosa, partindo de um gênero textual capaz de despertar
a sensibilidade e as emoções;
• Desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e reescrita de textos, dentro
de um contexto significativo.

Justificativa

Atualmente, a prática da leitura de poesia está um pouco esquecida nas escolas e, cabe a nós,
educadores, descobrir formas de familiarizar e aproximar as crianças e jovens deste gênero textual.
Esta proposta, além de promover o desenvolvimento de várias habilidades, irá deflagrar na criança
o encantamento, a inspiração, a capacidade de maravilhar-se num jogo de sons e ritmos, investindo
na formação de leitores críticos e construtores de significados.
Por todos estes motivos e tantos outros é que a poesia deve ser trabalhada em sala de aula, cabendo
ao professor abrir os portais deste mundo encantador, deixando seus alunos entusiasmados,
fascinados, deslumbrados, apaixonados, sedentos e ávidos por novas leituras.