terça-feira, 7 de agosto de 2012

 Proteja sua saúde!
Com alguns cuidados simples você evita o aparecimento de gripes e outras doenças típicas da estação

Basta os ponteiros dos termômetros abaixarem para começar a temporada de tosses, espirros, alergias, resfriados e gripes. Mas não precisa ser assim! Você consegue passar o inverno com saúde mantendo uma alimentação balanceada, praticando esportes e tendo alguns cuidados simples com a higiene. Descubra o que fazer para proteger a sua saúde.
- Lave sempre as mãos e evite levá-las ao nariz e à boca quando estiver em lugares com grandes aglomerações. Essa é a principal forma de contágio de gripes e resfriados.

- Capriche na limpeza da sua casa, evitando o acúmulo de poeira e ácaros, que desencadeiam diversos problemas alérgicos.

- Pratique exercícios para fortalecer seu sistema imunológico.
- Mantenha seu corpo bem hidratado, bebendo bastante água, sucos naturais e água de coco.

- Melhore as defesas do corpo com uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumes. Veja a importância de certos nutrientes para fortalecer seu organismo e onde você pode encontrá-los:

Vitamina A: tem ação antiinflamatória. É encontrada no pêssego, caqui, cenoura, mamão, laranja, brócolis, gema, leite, queijo, ricota, iogurte e fígado.

Vitamina C: tem ação antioxidante, fortalece a imunidade, contribui para o melhor desempenho físico, melhora a absorção do ferro e promove a cicatrização. Esta vitamina pode ser encontrada na acerola, caju, goiaba, manga, laranja, limão, tomate, kiwi, couve, espinafre, escarola, gengibre e salsa.

Selênio: mineral com funções antioxidante, imunoestimulante, eanti-inflamatório. Está presente sobretudo na castanha-do-pará, aveia, frutos do mar e carnes de aves e de boi.

Zinco: este mineral também antioxidante, auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, protegendo o organismo de resfriados, gripes e outras doenças comuns do inverno. Presente em alguns alimentos, como carne bovina, crustáceos, ostras, castanhas.

Ácido fólico: esta vitamina é essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos), produzidos na medula óssea. Eles circulam no sangue e no sistema linfático e são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos e substâncias estranhas. Alimentos ricos em ácido fólico são fígado e miúdos em geral, feijões, cereais integrais e vegetais folhosos verde-escuros, como brócolis, couve e espinafre.

Fonte:http://www.sadia.com.br/vida-saudavel/25_saude+nota+10/160_temporada+de+frio+proteja+sua+saude/166_temporada+de+frio+proteja+sua+saude





TORNEIO DA ASSOCIAÇÃO SANFRANCISCANA






TORNEIO DA ASSOCIAÇÃO SANFRANCISCANADE XADREZ
DIA: 18 DE AGOSTO DE 2012 (SÁBADO)

HORÁRIO: A PARTIR DAS 14 HS.

LOCAL: SEST/SENAT
INSCRIÇÕES: R$ 5,00

ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA: R$ 3,00

VALENDO! O NOVO RATING DA ASSOCIAÇÃO

TODA ARRECADAÇÃO SERÁ REVERTIDA PARA A ASSOCIAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO DA PREMIAÇÃO: NÃO ACUMULATIVA

ABSOLUTA:

1ºLUGAR: TROFÉU+ R$30,00

2ºLUGAR: MEDALHA + R$ 20,00

3ºLUGAR: MEDALHA + R$ 10,00

FEMININA:

1ºLUGAR: TROFÉU

2ºLUGAR: MEDALHA

3ºLUGAR: MEDALHA

SUB-8:

1ºLUGAR: TROFÉU

2ºLUGAR: MEDALHA

3ºLUGAR: MEDALHA

SUB-10:

1ºLUGAR: TROFÉU

2ºLUGAR: MEDALHA

3ºLUGAR: MEDALHA
SUB 12

1ºLUGAR: TROFÉU

2ºLUGAR: MEDALHA

3ºLUGAR: MEDALHA

SUB14:

1ºLUGAR: TROFÉU

2ºLUGAR: MEDALHA

3ºLUGAR: MEDALHA
MEDALHAS DE PARTICIPAÇÃO ATÉ O 10º PARA A CATEGORIA SUB 8
ARBITRAGEM: CRISTIANO AFONSO E JOSÉ HELTON

ORGANIZAÇÃO: TODOS OS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO

CONVIDAMOS TODOS OS PROFESSORES DE XADREZ PARA PRESTIGIAR ESSE EVENTO COM OS SEUS ALUNOS.

Postado por AGNALDO MELO blog xadrez de petrolina

sábado, 4 de agosto de 2012

PARABÉNS ESPECIAL NESTE DOMINGO 05 DE AGOSTO PARA MINHA QUERIDA FILHA GIOVANNA OLIVEIRA, COMPLETANDO 9 ANINHOS DE VIDA!!!!

                                    PARABÉNS FILHOTA, DEUS TE PROTEJA SEMPRE!!!


NÓS TE AMAMOS GIOVANNA. FELIZ ANIVERSÁRIO: DANILO, DANEILSON E MÁRCIA.
OBRIGADO MEU DEUS POR ESTE PRESENTE, MINHA FILHA LINDA E SAUDÁVEL.
                                                                LINDA TE AMO!!!





sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO GOMES DE SOUZA-POVOADO SÃO FRANCISCO/OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO.

A escola Antônio Gomes de Souza localizada no povoado de São Francisco é uma das escolas do município que estar participando da olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro. A equipe gestora juntamente com a professora de língua portuguesa Ana Maria estão desenvolvendo as oficinas nas turmas do ensino fundamental I no intúito dos alunos desenvolverem as competências de leitura e escrita, bem como, ser finalista.
Mesmo que os alunos não sejam finalista o importante é a participação ativa de todas as turmas envolvendo a comunidade escolar.
Parabéns a toda equipe gestora na pessoa da professora Vanilza Batista, aos professores envolvidos nas oficinas, com especialidade a professora Ana Maria e um parabéns especial a todos os alunos e a comunidade escolar.
Professora Márcia Assunção Cordenadora de Língua Portuguesa

Fotos da professora Ana Maria
6º ano    Poema
9º ano Crônicas
6º ano Poemas
8º ano Memória
6º ano Poema

8º ano  Memória
7º ano Memória
7º e 8º ano Memória
Memórias
Participação da comunidade escolar
Com informações da Professora Ana Maria Vieira de Melo

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

COMITIVA DE DIOCESE ITALIANA VISITA O PAJEÚ
 


Uma comitiva formada pelo Padre Lorenzo e três seminaristas da Diocese de Vicenza na Itália, encontra-se em visita à nossa região esta semana. Eles e estiveram na Rádio Pajeú nesta terça-feira (31), acompanhados pelo Bispo Diocesano, Dom Egídio Bisol, natural da Diocese.
A parceria entre as duas Dioceses é histórica e trouxe  ao Pajeú   nomes como os Padres Mário Costalunga e Atílio,além do próprio Dom Bisol.  A comitiva foi formada pelo Padre Lorenzo e três seminaristas da Diocese.  
 

Por Nill Júnior

Outro Mote dado por Pepita Lins aí eu me cutuquei e escrevi:

Dobra até o ferro forte
Se sentida com vontade.
Pesa qual uma verdade,
Se for dita a quem se importe.
Pesa como o nome MORTE
Com a sua intensidade.
Se cortada na metade
Não suporta nem que reze
Não há balança que pese
Meio grama de saudade.

Quem sentiu este vazio
Sabe quanto é medonho.
Cada minuto de sonho
Com tristeza se esvaiu,
Deixa vida por um fio
Sem ter dó nem piedade
Faz dupla com a maldade
Acredito nesta tese
Não há balança que pese
Meio grama de saudade.

Wellington Rocha

Como usar os gêneros nas aulas de Língua Portuguesa
  Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal ou revista para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras, têm o que os especialistas chamam de "características sociocomunicativas", definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto com função comunicativa, tem um gênero. Na última década, a grande mudança nas aulas de Língua Portuguesa foi a "chegada" dos gêneros à escola. Essa mudança é uma novidade a ser comemorada. Porém muitos especialistas e formadores de professores destacam que há uma pequena confusão na forma de trabalhar. Explorar apenas as características de cada gênero (carta tem cabeçalho, data, saudação inicial, despedida etc.) não faz com que ninguém aprenda a, efetivamente, escrever uma carta. Falta discutir por que e para quem escrever a mensagem, certo? Afinal, quem vai se dar ao trabalho de escrever para guardá-la? Essa é a diferença entre tratar os gêneros como conteúdos em si e ensiná-los no interior das práticas de leitura e escrita.
Essa postura equivocada tem raízes claras: é uma infeliz reedição do jeito de ensinar Língua Portuguesa que predominou durante a maior parte do século passado. A regra era falar sobre o idioma e memorizar definições: "Adjetivo: palavra que modifica o substantivo, indicando qualidade, caráter, modo de ser ou estado. Sujeito: termo da oração a respeito do qual se enuncia algo". E assim por diante, numa lista quilométrica. Pode até parecer mais fácil e econômico trabalhar apenas com os aspectos estruturais da língua, mas é garantido: a turma não vai aprender. "O que importa é fazer a garotada transitar entre as diferentes estruturas e funções dos textos como leitores e escritores", explica a linguista Beth Marcuschi, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
É por isso que não faz sentido pedir para os estudantes escreverem só para você ler (e avaliar). Quando alguém escreve uma carta, é porque outra pessoa vai recebê-la. Quando alguém redige uma notícia, é porque muitos vão lê-la. Quando alguém produz um conto, uma crônica ou um romance, é porque espera emocionar, provocar ou simplesmente entreter diversos leitores. E isso é perfeitamente possível de fazer na escola: a carta pode ser enviada para amigos, parentes ou colegas de outras turmas; a notícia pode ser divulgada num jornal distribuído internamente ou transformado em mural; o texto literário pode dar origem a um livro, produzido de forma coletiva pela moçada.
  Os especialistas dizem que os gêneros são, na verdade, uma "condição didática para trabalhar com os comportamentos leitores e escritores". A sutileza - importantíssima - é que eles devem estar a serviço dos verdadeiros Conteúdos os chamados "comportamentos leitores e escritores" (ler para estudar, encontrar uma informação específica, tomar notas, organizar entrevistas, elaborar resumos, sublinhar as informações mais relevantes, comparar dados entre textos e, claro, enfrentar o desafio de escrevê-los). "Cabe ao professor possibilitar que os alunos pratiquem esses comportamentos, utilizando textos de diferentes gêneros", afirma Beatriz Gouveia, coordenadora do Programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
trabalhar textos nas escolas
  Muito se tem discutido a respeito de como trabalhar textos nas escolas por esta não ser uma tarefa fácil. Encontra-se nas salas de aulas uma forte resistência, da parte dos alunos, em relação à leitura e a produção de texto. Para muitos estudantes, a ação de expressar suas idéias oralmente é considerada algo totalmente natural, no entanto, o ato de reproduzir essas idéias em forma de texto representa um trabalho árduo e penoso.
   Nota-se que na escola, a diferença entre tipos e gêneros textuais ainda não está clara  nem para os alunos nem para os professores. Para definir esse aspecto teórico e terminológico, Marcuschi (2002:22) apresenta uma breve definição das duas noções:
  Tipos Textuais
  1. Pensamentos teóricos definidos por propriedades lingüísticas Intrínsecas(próprio,)
  2. constituem seqüências lingüísticas ou seqüências de enunciados no interior dos gêneros e não são textos empíricos;(observação)
  3. sua nomeação abrange um conjunto limitado de categorias teóricas
  determinadas por aspectos lexicais, sintáticos, relações lógicas, tempo verbal;
  4. designações teóricas dos tipos: narração, argumentação, descrição,injunção e exposição;
  Gêneros Textuais
  1. realizações lingüísticas concretas definidas por propriedades sócio-comunicativas;
  2. constituem textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas;
  3. sua nomeação abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designações concretas  determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição efunção;
  4. exemplos de gêneros: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, aula expositiva, romance,reunião de condomínio, lista de compras, conversaespontânea, cardápio, receita culinária, inquérito policial etc.


Um ponto muito importante que Marcuschi (2002:25) destaca é que “em todos
os gêneros também se está realizando tipos textuais, podendo ocorrer que o mesmo
gênero realize dois ou mais tipos. Assim, um texto é em geral tipologicamente
variado (heterogêneo)”.
quando se nomeia um certo texto como
“narrativo”, “descritivo” ou “argumentativo”, não está nomeando o gênero e sim o
predomínio de um tipo de seqüência de base.
  Os gêneros e o ensino
Trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é uma excelente oportunidade de se lidar com a língua nos seus mais diversos usos do cotidiano.
DESCRIÇÃO ou descritivo
Elaboração de um texto em que os alunos deveriam descrever a rotina de um profissional da preferência deles, sem mencionar a profissão. Em seguida, eles teriam que trocar os seus textos com os colegas da classe para que estes descobrissem qual seria a profissão da personagem do texto.
  Os Gêneros Textuais são tipos específicos de textos, podendo ser literários ou não. São textos que usamos em nosso dia-a-dia, isso faz com eles exerçam uma função social, pois são uma das várias formas de organização de nossa linguagem. Levando em conta que tanto oralmente como na escrita, são textos que auxiliam na comunicação. São reconhecidos através de suas estruturas, por possuírem conteúdos, características e estilo próprios. Alguns exemplos de Gêneros Textuais são: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instru­ções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por compu­tador, aulas virtuais e assim por diante.
Já os Tipos Textuais não são tão inúmeros como os gêneros, são reconhecidos pela forma como se apresentam os textos. Tipologia Textual é como se designam a natureza lingüística dos textos. Como se dá sua estrutura, seus aspectos sintáticos, seus tempos verbais, ALGUMAS tipologias são: narração, descrição, dissertação, explicação e injutivo.
NARRATIVARomance: é uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.
• Novela: é um módulo mais compilado do romance e também mais dinâmico, é dividida em episódios, são contínuos e não têm interrupções.
• Conto: é uma narrativa curta que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens.
• Crônica: é uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano; é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia a dia.
INJUNTIVO
  Texto Injuntivo: qualquer texto que tenha a finalidade de instruir o leitor (interlocutor). Por esse motivo, sua estrutura se caracteriza por verbos no imperativo: ordenando ou sugerindo.

a) Injuntivo-instrucional: quando a orientação não é coercitiva, não estabelece claramente uma ordem, mas uma sugestão, um conselho.
Exemplos:
a) o texto que predomina num livro de autoajuda;
b) o manual de instruções de um eletroeletrônico;
c) o manual de instruções ( programação ) - dirigido a determinados funcionários de uma empresa – sobre metas, funções etc.;
d) uma ingênua receita de bolo escrita pela avó...

b) Injuntivo-prescritivo: a orientação é uma imposição, uma ordem baseada em condições sine qua non.
Exemplos:
a) a receita de um médico (a um paciente) transmitida à enfermeira responsável;
b) os artigos da Constituição ou do Código de Processo Penal;
c) a norma culta da Língua Portuguesa;
d) manuais de guerrilha;
d) as cláusulas de um contrato;
e) o edital de um concurso público...
ARGUMENTATIVO
  GÊNEROS ARGUMENTATIVOS:ARTIGO X EDITORIAL
  •JORNAIS, REVISTAS, PORTAIS DE INTERNET : SUPORTES DE CIRCULAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS
  ALGUNS EXEMPLOS DE TEXTOS JORNALÍSTICOS:
NOTÍCIA; COLUNA; REPORTAGEM; ANÚNCIO; EDITORIAL; ARTIGO DE OPINIÃO; RESENHA

Neymar perde chance incrível, mas Brasil vence, lidera e pega Honduras

Seleção de Mano Menezes bate Nova Zelândia por 3 a 0 e termina no topo do Grupo C. Próxima partida será sábado, às 13h, também em Newcastle

Por Márcio Iannacca Direto de Newcastle, Inglaterra

Destaque na vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Bielorrússia no último domingo, Neymar se "deu o luxo" de perder um gol incrível nesta quarta-feira contra a Nova Zelândia. Mas o lance não abalou a Seleção, que venceu sem sustos por 3 a 0 em Newcastle. Com o resultado, o time de Mano Menezes assegurou o primeiro lugar do Grupo C (nove pontos e 100% de aproveitamento), posto que mantém o time na cidade nas quartas de final. O ponto negativo do triunfo foi a expulsão de Alex Sandro, no segundo tempo.
Danilo, Leandro Damião e Sandro marcaram para o Brasil, que poderia ter aumentado a goleada com Neymar. Na etapa final, o craque recebeu sozinho de Rafael na área, com o gol vazio, e chutou por cima. O jogador lamentou o lance:
- A bola deu uma quicada. Tentei dar uma escoradinha, mas veio forte e acabou subindo. Esse foi o mais perdido da carreira - disse Neymar depois da partida.
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