terça-feira, 30 de julho de 2013

Praças Eduardo Domingos Lima e Pe. Carlos Cottat de Solidão serão reconstruídas

Do S1 Notícias
Fotos: João Santos
Praças Eduardo Domingos de Lima e Pe. Carlos Cottat são demolidas em Solidão, Alto Serão de Pernambuco. Em 22 de julho de 2013, a empresa Anchieta Silva Construções da cidade de Carnaíba -  PE início os trabalhos de demolição.

De acordo com o secretário de obrasSebastião Galdino, as duas principais praças do município, ganharão novos formatos, como; rebaixamento de piso, acessibilidade para deficientes físicos, nova iluminação, implantação de chafariz e arborização.

 Localizada ao lado esquerdo da igreja católica a praça Pe. Carlos Cottat está orçada em R$ 76.138,00 e a direita, a praça Eduardo Domingos de Lima terá um custo de R$ 84.538,00 segundo o secretário.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Atenção professores do Pacto vale apena conferir este material....Reconto de histórias conhecidas


                
Objetivos
- Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor.
- Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.
- Ampliar a linguagem oral, o vocabulário e a estruturação de frases dos alunos com deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral).

 Conteúdo
Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.
Anos1º e 2º e 3º  anos.
Tempo estimado 
até 10 aulas.

Material necessário
Livros: Chapeuzinho Vermelho, Irmãos Grimm, 32 págs., Ed. Cosac Naify,tel. (11) 3218-1444, 25 reais; A Bela Adormecida, Charles Perrault, 32 págs., Ed. Peirópolis, lápis de cor e computador com impressora.
Flexibilização para deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral)Cartazes com as ilustrações de personagens e cenas das histórias.
 
Desenvolvimento
1ª etapa Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e avise que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Proponha que o material faça parte de um livro e diga que todos vão ganhar um exemplar de presente.
Flexibilização para deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral)Envie para casa ou para o AEE os mesmos livros trabalhados em sala para sessões de leitura antecipadas, para que o aluno tenha acesso às histórias com antecedência. Isso amplia o repertório dele, favorece a memorização e uma participação mais efetiva na atividade.
2ª etapa Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a atividade de produção do texto coletivo pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados pela garotada e, em alguns momentos, ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa. Por exemplo: "Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?" Releia aos poucos os trechos ditados. Ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

Utilize as ilustrações de personagens e cenas como referências para fazer os questionamentos.

3ª etapa
Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos precisam compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como "aí", "né" e "então") ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.

4ª Etapa
Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.

5ª etapa Inicie a reescrita coletiva do texto A Bela Adormecida, seguindo as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa. Se necessário, dê novas recomendações aos estudantes para evitar, por exemplo, que um personagem saiba de algum detalhe da história que ele não presenciou. Ajude-os a enfrentar esses obstáculos.

6ª etapa
Discuta com todos as ilustrações que serão feitas para cada história e digite os textos, deixando espaços para inseri-las. Garanta uma cópia para cada estudante. Solicite ou faça marcações coloridas em algumas palavras ou frases que se repetem no texto e sejam significativas para os alunos.

7ª etapa
Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.

8ª etapa
Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.

Produto final Livro com os contos Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida reescritos pelo grupo para ser levado para casa por todos.

Avaliação
O foco do projeto não deve ser a memorização dos contos pelos estudantes, mas a  produção das reescritas com a recuperação dos principais acontecimentos das narrativas. Levando isso em conta, analise os textos desenvolvidos pela turma em relação à presença de elementos da linguagem escrita. Durante o processo, observe os pontos frágeis do processo de revisão para serem retomados em outras ocasiões, com outros exemplos.

 Observe o desenvolvimento da linguagem oral, a ampliação do vocabulário e do uso de frases mais completas.
Fonte: blog educação

Audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é realizada em Solidão

 

Do S1 Notícias

Fotos: João santos/ S1 Notícias
A Casa Daniel Atanásio Veras (Câmara de Vereadores), em Solidão, Alto Sertão de Pernambuco, foi nesta segunda-feira (24 de julho de 2013), sede de uma audiência pública que debateu o Ciclo de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2013/2014 do município.

A reunião que teve início às 8:30h e foi até as 12:20h, discutiu o início do Ciclo Orçamentário 2013/2014 que atualmente faz parte de um processo inovador. Durante o evento foi apresenta um conjunto de leis; Plano Plurianual (PPA) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA). O planejamento que foi apresentado, será enviado para o legislativo e se aprovado entrará em vigor em 2014.

Além das equipes de controle interno e contabilidade da prefeitura, estiveram presentes Damiana Alves Secretária de Saúde, Jeania Melo Secretária de Cultura, Erasmo Serafim Secretário de Agricultura, Simony Marques Secretária de Educação, Claudio Alve Secretário de Administração, Ivo Simões da Costa Assessor de Gabinete, Cicera Celma Secretária de Planejamento, Tony Medeiros e Reginaldo Melo do Conselho tutelar, Dra. Marcela Pollyana advogada e Rosa Dalva Vice-prefeita. Foi notória a falta de participação da comunidade.
Em sua homenagem a Dominguinhos, Veronica Sobral  escreve o seguinte:

Hoje parte da música silencia
E Gonzaga te espera sorridente
Pois, pra ele, tu foste, certamente,
Uma parte da sua maestria!
A sanfona foi tua poesia,
Companheira com tanta lealdade...
Os teus dedos fizeram, na verdade,
Junto à voz, melodia do Sertão...
E o teu canto, só a voz do coração,
Balbucia a canção de uma saudade!

domingo, 21 de julho de 2013

O silêncio da noite é que tem sido/ Testemunha das minhas amarguras ( Severina Branca)



No mote de Severina Branca escrevi o soneto, para homenageá-la!

Sonho perdido

Debruçada nos sonhos que o passado
Ofertou – me, somente uma lembrança:
Sigo a vida, a viver sem esperança
De tornar um ou outro consagrado.


O meu peito demonstra estar cansado
De sofrer! Pobre peito! E quem não cansa?
Tantas dores do tempo de criança
Que tornaram meu mundo amargurado!

E buscando matar a ansiedade
Vou bebendo alguns goles de saudade,
Procurando livrar-me das torturas...
E nos braços, do sonho, ora perdido,
O silêncio da noite é que tem sido
Testemunha das minhas amarguras!
( Veronica Sobral)

sexta-feira, 19 de julho de 2013

38º Jogos Escolares: Brilho do Sertão



Sertão do Pajeú brilha com os Jogos Escolares



                  Há 38 anos, o Sertão do Pajeú se reúne em Afogados da Ingazeira para vivenciar os Jogos Escolares. Um momento incrível, de muita emoção, empenho e engajamento. 
Nessa terça ( 16/07), a abertura foi um verdadeiro show de cultura, emoção e, principalmente, participação de atletas e representantes escolares. 

                     Sendo assim, a GRE Sertão do Alto Pajeú, representada pela gestora Josefa Rita de Cássia e sua equipe, parabeniza o empenho de atletas e equipes escolares pela dedicação e brilhantismo nas competições dos 38º Jogos Escolares – Fase Regional, como, também, registra sua satisfação com a harmonia, a coesão e a imponência com que as apresentações das escolas se deram, na abertura desse grandioso evento:
·         A EREM Oliveira, do município de São José do Egito, com o grupo: “A magia do Circo”.
·         A Escola Pedro Pires, do município de Tabira com o grupo: “Diversidade Cultural”.
·  A Escola Arnaldo Alves Cavalcanti, também do município de Tabira com o grupo: “Espetáculo Pernambucano”.
·         E o Colégio Normal Estadual, com sua Banda Marcial.
               Em 2013, os Jogos Escolares estão alicerçados no viés educativo, considerando o teor pedagógico. Contamos com a participação de aproximadamente 2.800 atletas, 200 equipes nas diversas modalidades: Individual-xadrez, natação, tênis de mesa, judô e atletismo- Coletiva- handebol, futsal, basquete, vôlei e futebol.
                       Fazendo uma análise histórica dos Jogos Escolares em Afogados da Ingazeira, é possível ver que houve muita mudança, sobretudo na concepção do que é, de fato,  um evento esportivo. Há alguns anos a semana dos jogos era esperada por todos de forma fervorosa, pois se tratava de uma semana de festas, com bandas, barracas, entre outros atrativos. O caráter de semana festiva era bastante evidente.                                    Atualmente, com o olhar voltado para a formação integral do jovem, o caráter educativo e esportivo é que conduz o evento. Os atletas estão engajados e entusiasmados nas competições, levados pelo espírito participativo. 
              Parabéns escolas, atletas, parceiros municipais, patrocinadores e as famílias dos atletas pelo apoio!











Fonte: GRE Sertão do Alto Pajeú - Afogados da Ingazeira

Solidão Bicampeão de Xadrez nos Jogos Escolares


O professor Luiz Antonio e os alunos da Nossa Senhora de Lourdes conquistaram mais uma medalha no
xadrez este ano  nos Jogos Escolares em Afogados da Ingazeira. Os alunos foram bicampeão de Xadrez.
Parabéns a todos que fazem a Escola Nossa Senhora de Lourdes pela determinação e o trabalho desenvolvido.

terça-feira, 16 de julho de 2013

10 Razões para praticar exercícios físicos

1) Funciona mais que dieta quando o assunto é perda de peso, porque a atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso;

2) Melhora a postura, pois, através de exercícios localizados, os músculos das costas e do abdome reeducam o corpo, prevenindo contra dores musculares;

3) Regula o sono, pois a prática de exercícios libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse;

4) Inibe os resfriados, pois a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico;

5) Diminui os riscos do câncer de mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogênio - hormônio intimamente ligado ao câncer de mama;

6) Combate a osteoporose, pois fortalece a massa óssea devido ao impacto promovido pelos exercícios no corpo;

7) Reduz o colesterol ruim, pois cataboliza gorduras que circulam pelo organismo;
Previne o diabetes, pois contribui para regular a produção de insulina;

9) Controla a hipertensão, pois libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;

10) Aumenta a libido e a performance sexual, pois melhora a auto-estima e o condicionamento físico.

Poetisa nossa: Thyelle Dias


POETISA THYELLE DIAS:  BELEZA EM POESIA


        Thyelle Dias nasceu em 26 de junho de 1993 no Cariri paraibano, na cidade de Livramento – PB. Começou admirar a poesia através de versos eruditos de poetas como Carlos Drumunt de Andrade, Vinícius de Morais, entre outros, que lhe eram apresentados por sua mãe, que é professora. Porém, por conta própria, quando ainda era criança, teve a curiosidade de pesquisar mais sobre a poesia do Sertão, quando se apaixonou pelos versos populares. Fez seus primeiros versos ainda quando criança, mas sempre os guardava devido a timidez. 
        De, sensibilidade apurada e inspiração fácil e invejável, Thyelle, além de poetisa, é cantora, compositora, violonista e clarinetista. Namorada do poeta Vinícius Gregório, Thyelle completa o coração poético dele!

Vejam que lindo poema:

Mergulho no Passado

A lembrança me testa vez em quando
Pra saber se eu sou forte de verdade;
Pra saber se eu aguento uma saudade
Ou saber se eu estou no meu comando...
Mas confesso a lembrança, que eu não ando
Sem estar consciente e prevenida.
Levo sempre no bolso desta vida
Uma gota de choro bem guardada,
Se a saudade vier, volta aguada,
Que eu não sou de enxugar a dor caída.

Certa vez a lembrança fez lembrar
Do sabor da infância doce e pura
E eu me vi remontando a travessura
De voltar pro passado e lá ficar.
Vi Mãe Preta sentada a bocejar
Às seis horas da noite, o céu escuro,
Era a hora do sono estar maduro
E se a lua subisse, ele caía,
E ali mesmo sentada ela dormia.
(Como é bom, mãe, te olhar do meu futuro).

Vi vovô caminhando pro roçado
Com seu terno e chapéu a moda mato.
As passadas tão mansas do mulato,
Acusavam seu corpo já cansado.
Boi carreiro com nome de azulado
Bem marcado no lombo por ferrão
E vovó preparando a refeição
Em um fogo de lenha de angico.
Vi então que o passado era mais rico
Que um presente comprado a um milhão.

Avistei da janela da lembrança
Uma casa repleta de janela.
Ao entrar no salão vi logo a cela
Pendurada em um torno pela trança;
Mãe fazendo a Deus pai sua cobrança,
Debruçada nos pés de um oratório;
Pai voltando cansado do escritório
Onde a terra molhada era o patrão.
No passado enterrei minha visão,
Mas chorei ao voltar desse velório.

Umbuzeiro na porta da cozinha
Era pouso pro canto do vem-vem;
Já sentia-se o cheiro do xerém
Cozinhado com caldo de galinha;
No empenho da casa de farinha
Mandioca na mão do queitatú;
Preparava-se a massa pro beiju,
Pra levar para a mesa mais fartura.
E umbuzeiro pra nós era aventura
Pra subir e ficar chupando umbu.

A lembrança esqueceu só de um detalhe:
Esqueceu de lembrar de ir embora.
É que se ela se instala a toda hora,
Não existe uma dor que não se espalhe.
É melhor que ela então se amortalhe,
E me traga de volta pro presente.
E se um dia eu quiser testar a mente
Pra saber se eu aguento outra saudade
Eu te chamo, lembrança, e tu me invade
Pra mostrar-me o passado novamente.

                                     Thyelle Dias, Livramento 30/04/12

Lá pela Flórida...


É por lá que anda ela...
A professora de Inglês Maria José Santos está, desde 24 de junho, na Flórida ( EUA)! Maria foi selecionada para fazer um curso de atualização da língua que leciona. Ficará por lá até inicio de agosto! Muito aprendizado,  com certeza! Quando ela chegar (claro!) faremos um encontro para saber os detalhes da viagem, do curso, de tudo!
Volte bem, Maria, todos lhe esperam com carinho!

domingo, 14 de julho de 2013

Emocionante!!!!

 
 

O Fantástico mostra hoje uma história comovente: uma professora com síndrome de down. É a primeira do Brasil.

sábado, 13 de julho de 2013

Vale apena ler e acrescentar a nossa prática

PROJETO DIDÁTICO - OS TRÊS PORQUINHOS


*  Projeto desenvolvido pelas professoras Elaine Cristina Belina da Silva, Edlaine Carvalho da Silva e Neusa Gomes de Melo, da prefeitura de Guarulhos, SP.

PROJETO ABRIL LITERÁRIO: OS TRÊS PORQUINHOS


O que o aluno poderá aprender com esta aula

O projeto tem como base o clássico infantil “Os Três Porquinhos” , a partir dele pode-se:

- Apresentar ao educando o mundo da fantasia e do faz-de-conta;

- Despertar o gosto, o hábito e o prazer pela leitura;

- Aproximá-los de diversas manifestações culturais;  

- Conhecer diferentes formas de linguagens textuais (escrita, oral, teatro, música...),

- Mostrar que através da leitura pode-se viajar e conhecer diferentes lugares;

- Passar à criança diversos conceitos com: ética, moral, respeito ao próximo, ao diferente, entre outros.

Duração das atividades
Uma semana. ( De acordo com a realização das atividades, poderá haver uma flexibilidade e esse tempo pode ser estendido.)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nã há necessidades de conhecimentos prévio.

Estratégias e recursos da aula
1º momento:
Preparar o ambiente: Fazer uma roda de conversa e apresentar a história para as crianças. Aguce a curiosidade delas para que todos possam ter vontade de viajar na história, no mundo do faz de conta, e assim fazer com que todos sejam protagonistas da mesma.

Comece então a despertar a vontade de ouvir a história. Ex: Conheço uma história que fala de três porquinhos que resolveram morar sozinhos, mas em seu caminho apareceu um lobo muito mal. Vocês querem ouvir?

2º momento:
Contando a história: Em uma roda contar a história dos Três Porquinhos utilizando-se de livros e dedoches. Em seguida deixar as crianças manusearem o(s) livro(s) e os dedoches, para que possam reconhecer os personagens, e proponha que recontem a história.

 3º momento:
Teatro de Fantoches: Organizar a sala deixando um ambiente agradável e prazeroso, para que as crianças possam apreciar a obra literária através de um teatro contado pela professora. Durante a apresentação, faça uma interação entre os personagens e as crianças. Os personagens da história podem chamar pelo nome das crianças e fazer algumas perguntas. Ex: O lobo pode perguntar as crianças se ele assopra a casa ou não, se ele entra pela chaminé ou não; o porquinho pode perguntar as crianças se eles estão vendo o lobo ao redor, e para que lado o lobo foi. Também pode pedir às crianças que ajudem o lobo assoprar a casa. Essa interação é muito importante na construção do saber, e desperta nas crianças curiosidade, confiança e autoestima por fazerem parte da história.


4º momento:
Vídeo: Neste momento as crianças podem estar cansadas de tanto ouvirem falar na história. Portanto pergunte a eles se desejam assistir ao vídeo, ou se preferem fazer outra atividade. Exponha quais são as atividades para que possam fazer a escolha. Se escolherem assistir, passe um vídeo curto para que não fique tão cansativo. Se escolherem fazer outra atividade, pule para o 5º momento.

A seguir o link de um vídeo dos três porquinhos bem divertido.

http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k

 5º momento:
Arte e Pintura: "Os porquinhos": Com antecedência, converse com os pais para expor o projeto que será realizado, e peça para mandarem 3 garrafas pet (tipo caçulinha) por criança, para que possam confeccionar porquinhos.

Divida os alunos em grupos pequenos, disponibilize tinta cor de rosa (acrílica) sobre as mesas, e peça para as crianças pintarem todo o entorno da garrafinha. A finalização (orelhas, olhinhos, patas e rabinho) fica por conta do professor. Obs: Se a aula for realizada com crianças maiores, pode deixar essa finalização por conta deles também.

 6º momento:
Arte e Pintura: "A maquete:" Com a turma separada em pequenos grupos, vamos começar a construção de uma maquete da história.

Peça para um grupo pintarem em uma placa de isopor, uma área verde que será a floresta, e uma área azul que será um rio que passará pelo meio da floresta.  

Em caixas de leite cortadas ao meio e previamente encapadas pelo professor, (Obs: Se a aula for realizada com crianças maiores, eles podem encapar as caixas), peça para outro grupo fazerem colagens com recortes de papel em uma caixa, palha (pode ser grama seca) em uma segunda caixa, e palitos de sorvete em uma terceira caixa, para a confecção das casinhas dos porquinhos que irá compor a maquete.

Ao redor da placa de isopor, limitando a floresta, colocam-se árvores que foram pintadas por todas as crianças. Os personagens da história que irá compor a maquete, também deverão ser pintados pelas crianças.


7º momento:
Exposição: Após a realização do projeto, expor no corredor da escola, e convidar toda a comunidade para que possam apreciar o trabalho das crianças. Na exposição deverá conter fotos das crianças tiradas durante a realização das atividades, para que todos posasm ver o registro feito pelo professor e apreciar o trabalho das crianças.

 Recursos Complementares
- Fantoches;
- Livros;
- Cola;
-Tintas;
- Garrafas pet;
- Vídeo;
- Máquina fotográfica;
- Colchonetes;
- Pincéis;
- Papéis variados;
- DVD "Os três porquinhos" - Produtora Vídeo brinquedo;
- DVD "Os três porquinhos"- Coleção Clássicos de Encantar- 2010;
- Vídeo em libras dos três porquinhos, http://www.youtube.com/watch?v=iRkZrz1N3Yg
- Livro para Ler no Escuro "Os três porquinhos"- Editora Bicho Esperto;
- Coleção Itaú de Livros Infantis: "Os três porquinhos"- Equipe Girassol;
- Blog "De Olho No Futuro Através da Educação" http://deolhonofuturoatividades.blogspot.com.br/2012/04/projeto-tres-porquinhos.html;
- Blog da "Professora Janaína Spolidorio" http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2010/11/09/os-tres-porquinhos/

Avaliação
A avaliação será durante a realização das atividades, através da observação diária, (criatividade, participação, interesse e relacionamento com os colegas), através de registros escritos e fotográficos.

** Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42803 (Não deixe de visitar o site, pois lá você poderá ver fotos do desenvolvimento das atividades do projeto.)

terça-feira, 9 de julho de 2013

10 razões para praticar exercícios físicos:



1) Funciona mais que dieta quando o assunto é perda de peso, porque a atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso;

2) Melhora a postura, pois, através de exercícios localizados, os músculos das costas e do abdome reeducam o corpo, prevenindo contra dores musculares;

3) Regula o sono, pois a prática de exercícios libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse;

4) Inibe os resfriados, pois a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico;

5) Diminui os riscos do câncer de mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogênio - hormônio intimamente ligado ao câncer de mama;

6) Combate a osteoporose, pois fortalece a massa óssea devido ao impacto promovido pelos exercícios no corpo;

7) Reduz o colesterol ruim, pois cataboliza gorduras que circulam pelo organismo;
Previne o diabetes, pois contribui para regular a produção de insulina;

9) Controla a hipertensão, pois libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;

10) Aumenta a libido e a performance sexual, pois melhora a auto-estima e o condicionamento físico.

Município de Solidão evolui cada vez mais em tecnologia na educação.


O município de Solidão através da Secretaria de Educação em parceria com  o FNDE/ PROINFO estará recebendo na Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento equipamentos de multimeios didáticos para auxiliar cada vez mais a prática docente e dicente.

A referida escola será contemplada com  os equipamentos descritos abaixo:

01 receptor bluetooth com emparelhamento automático;
01 transmissor bluetooth com emparelhamento automático;
02 canetas digitais com alça para punho;
20 pontas sobressalentes para as canetas digitais com um guia de substituição;
01 cabo USB para carga das canetas digitais;
01 cabo USB para carga do receptor;
05 suportes metálicos para fixação do receptor;
10 faixas adesivas para fixação;
01 DVD de instalação;
01 Guia rápido de instalação (impresso).

* Segue lista da escola contemplada neste Município.

  •  Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento Bairro Riacho Verde - Solidão-PE

segunda-feira, 8 de julho de 2013

domingo, 7 de julho de 2013

1ª Romaria dos Mototaxistas da região em Solidão -PE



Hoje 07 de julho de 2013 , Solidão recepcionou no portal da cidade vários Mototaxistas da região que vieram prestigiar a 1ª romaria de moto-táxi organizada pelo Pároco Padre Jorge Adjan.  A procissão percorreu as principais ruas da cidade em direção a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes onde irá acontecer a Santa Missa , logo mais as 8:30h.
                                Parabéns ao Padre Jorge pela iniciativa e organização do evento.











Você pode ver essa matéria também na coluna da professora Márcia Assunção no S1 Noticias.